Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses!

Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se trata de um doce português… aí é que não dá mesmo para resistir! A ementa é extensa e parece nunca mais terminar: ovos moles, marmelada, tarte de amêndoa algarvia… ah, e claro, umas ricas cavacas das Caldas! Espreite e siga esta receita!

Receita de cavacas das Caldas

Ingredientes (para a massa):

– 400 g de farinha
– 30 g de margarina derretida
– 6 ovos grandes
– 1 colher (café) de sal fino
– Azeite para untar
– Farinha para passar

Ingredientes (para a cobertura):

– 150 g de açúcar em pó
– 1 clara
– Sumo de limão q.b.

Preparação:

Em primeiro lugar, coloque os ovos numa tigela, adicione o sal fino e a farinha peneirada, gradualmente e mexendo bastante bem através de uma colher de pau. Junte a margarina derretida e continue a mexer ao longo de cerca de 20 minutos.
Entretanto, unte bastante bem pequenas formas com a ajuda de azeite e separe a massa para não ultrapassar os 3/4 de altura.

Assim que estiver pronto, passe o polegar em farinha e faça pressão no centro da massa até subir nas margens. Ponha as formas num tabuleiro e coloque no forno pré-aquecido a 180°C ao longo de um quarto de hora. Diminua a temperatura do forno para os 170°C e deixe mais um quarto de hora, aproximadamente. Tire do forno e da forma. Reserve.
Entretanto, dedique-se à cobertura: ponha a clara numa tigela, acrescente o açúcar em pó e umas gotas de sumo de limão e mexa bastante bem até ficar com um creme mais seco. Passe as cavacas por este preparado e deixe secar. Por fim, sirva.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.