Doce do Algarve: arrepiados algarvios

Doce do Algarve: arrepiados algarvios

Porque o Algarve não é só praia: arrepiados algarvios, um doce do Algarve

Quem diz que o norte do país tem a melhor doçaria está muitíssimo enganado. Pois o Algarve tem com cada doce de amêndoa, que é de comer e chorar por mais. Lá está, o nosso país é de norte a sul, um país gastronómico. Arrepiados algarvios, já conhece? Partilharam comigo esta receita e não poderia deixar de a trazer até si. Se ainda não conhece, prepare as coisinhas do ginásio porque o difícil é comer só um arrepiado. Se for de férias até ao Algarve pode sempre prová-los a sul, senão vá já para a cozinha que só são precisos 4 ingredientes para fazer este doce do Algarve.

Receita de arrepiados algarvios

Ingredientes:

– 250 gr de amêndoa com pele
– 250 gr de açúcar
– 2 claras
– Raspa de 1 limão

Preparação:

Comece por triturar as amêndoas, mas não triture até ficar em pó, triture de modo a que a amêndoa fique granulada. Se preferir a amêndoa sem pele, pode sempre escaldá-las e retirar a pele, é como mais gostar. Reserve as amêndoas.
De seguida, bata as claras em castelo e, quando as claras estiverem bem firmes, acrescente o açúcar aos poucos, como se estivesse a criar um merengue.
Introduza as amêndoas picadas e a raspa do limão. Mexa com uma colher de pau até a massa ficar bem envolvida.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e com uma colher coloque pedaços da massa espaçados entre si sobre o tabuleiro. Por cima, coloque uma amêndoa pelada inteira.
Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 100 graus, durante aproximadamente 1 hora.

Gostou deste doce do Algarve? Um docinho de vez em quando não faz mal à dieta, e porque o equilíbrio é que é importante, deixo-lhe aqui uma receita saudável: salada de bacalhau com grão de bico. Uma receita com ingredientes bem portugueses mas que não é por isso que deixa de ser saudável!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.