A verdadeira receita dos ovos moles de Aveiro

A verdadeira receita dos ovos moles de Aveiro

Hoje levo-os comigo até Aveiro. Não há melhor doce, nem mais tradicional de Aveiro que os ovos moles. É mais um doce conventual à base de ovos e açúcar, em que a receita se deve às freiras dos vários conventos existentes até ao século XIX. Prepare-se para apontar esta receita dos ovos moles de Aveiro porque vai fazer um brilharete quando a experimentar.

Receita dos ovos moles de Aveiro

Ingredientes:

-8 gemas

-150 gr de açúcar

-150 ml de água

Preparação:

Comece por colocar a água e o açúcar num tacho. Deixe cozinhar até atingir o chamado ‘ponto estrada’, que é nada mais nada menos, que quando passar a colher no fundo do tacho conseguir ver o fundo, como se tratasse de uma estrada. Deixe arrefecer a mistura.

Numa panela coloque as gemas batidas e cozinhe-as em lume brando. De seguida vá acrescentando a mistura do açúcar aos poucos e mexa sempre.

Quando a mistura ficar mais espessa, retire do lume.

Com os ovos moles pode usar formas pré-feitas de hóstia. Preencha cada metade da forma de hóstia e depois use uma clara de ovo como cola para unir as duas partes das hóstias. A seguir use uma tesoura para recortar as formas e já está.

 

Se gosta tanto de comer um docinho de vez em quando como eu, espreite a receita das queijdas de Sintra aqui.

 


Related Posts

Como fazer um glacé caseiro sem demorar tempo nenhum!

Como fazer um glacé caseiro sem demorar tempo nenhum!

Dê um toque mais doce aos seus lanches! Prepare este glacé caseiro! Ora aqui está uma daquelas dicas de culinária que é mesmo obrigatório guardar em lugar seguro. De certeza que nos vai fazer falta da próxima vez que quisermos dar aquele toque final a […]

Bolo de chocolate sem glúten e sem açúcar!

Bolo de chocolate sem glúten e sem açúcar!

Parece impossível, mas acredite em mim: este bolo de chocolate não tem glúten, açúcar, lactose e gorduras más! De há uns tempos para cá, tenho apostado numa alimentação mais saudável, sem glúten. E, graças a isso, acabo por lhe apresentar imensas receitas muito curiosas. Esta […]