A verdadeira receita dos ovos moles de Aveiro

A verdadeira receita dos ovos moles de Aveiro

Hoje levo-os comigo até Aveiro. Não há melhor doce, nem mais tradicional de Aveiro que os ovos moles. É mais um doce conventual à base de ovos e açúcar, em que a receita se deve às freiras dos vários conventos existentes até ao século XIX. Prepare-se para apontar esta receita dos ovos moles de Aveiro porque vai fazer um brilharete quando a experimentar.

Receita dos ovos moles de Aveiro

Ingredientes:

-8 gemas

-150 gr de açúcar

-150 ml de água

Preparação:

Comece por colocar a água e o açúcar num tacho. Deixe cozinhar até atingir o chamado ‘ponto estrada’, que é nada mais nada menos, que quando passar a colher no fundo do tacho conseguir ver o fundo, como se tratasse de uma estrada. Deixe arrefecer a mistura.

Numa panela coloque as gemas batidas e cozinhe-as em lume brando. De seguida vá acrescentando a mistura do açúcar aos poucos e mexa sempre.

Quando a mistura ficar mais espessa, retire do lume.

Com os ovos moles pode usar formas pré-feitas de hóstia. Preencha cada metade da forma de hóstia e depois use uma clara de ovo como cola para unir as duas partes das hóstias. A seguir use uma tesoura para recortar as formas e já está.

 

Se gosta tanto de comer um docinho de vez em quando como eu, espreite a receita das queijdas de Sintra aqui.

 


Related Posts

Estes sonhos de cenoura e laranja são mesmo… um sonho!

Estes sonhos de cenoura e laranja são mesmo… um sonho!

Cenoura e laranja são uma combinação perfeita para uns sonhos irresistíveis! Mesmo antes do dia 25, o meu cérebro já tem o hábito de pensar naquela receita de rabanadas ou de coscorões que sei que vou fazer… Então, se for como eu, guarde esta receita […]

Receita de mousse express de framboesa

Receita de mousse express de framboesa

Eis a receita de mousse express de framboesa que tem de experimentar já! Há coisas que são óbvias. Por exemplo, não há nada mais evidente do que optar por uma sobremesa fresca para terminar em beleza um almoço ou jantar de verão. E, para isso, […]