A verdadeira receita dos ovos moles de Aveiro

A verdadeira receita dos ovos moles de Aveiro

Hoje levo-os comigo até Aveiro. Não há melhor doce, nem mais tradicional de Aveiro que os ovos moles. É mais um doce conventual à base de ovos e açúcar, em que a receita se deve às freiras dos vários conventos existentes até ao século XIX. Prepare-se para apontar esta receita dos ovos moles de Aveiro porque vai fazer um brilharete quando a experimentar.

Receita dos ovos moles de Aveiro

Ingredientes:

-8 gemas

-150 gr de açúcar

-150 ml de água

Preparação:

Comece por colocar a água e o açúcar num tacho. Deixe cozinhar até atingir o chamado ‘ponto estrada’, que é nada mais nada menos, que quando passar a colher no fundo do tacho conseguir ver o fundo, como se tratasse de uma estrada. Deixe arrefecer a mistura.

Numa panela coloque as gemas batidas e cozinhe-as em lume brando. De seguida vá acrescentando a mistura do açúcar aos poucos e mexa sempre.

Quando a mistura ficar mais espessa, retire do lume.

Com os ovos moles pode usar formas pré-feitas de hóstia. Preencha cada metade da forma de hóstia e depois use uma clara de ovo como cola para unir as duas partes das hóstias. A seguir use uma tesoura para recortar as formas e já está.

 

Se gosta tanto de comer um docinho de vez em quando como eu, espreite a receita das queijdas de Sintra aqui.

 

(Visto 56.686 vezes)

Artigos Relacionados

Receita de pão de dióspiro

Receita de pão de dióspiro

Tão reconfortante como os bolos preparados pelas nossas avós. Fique com esta receita de pão de dióspiro. Há bolos que têm aquela magia de nos transportar até à nossa infância, por contarem com um sabor tão aconchegante como as sobremesas preparadas pelas nossas mães e […]

Tarte light de maçã

Tarte light de maçã

Só precisa de três ingredientes para preparar uma tarte light de maçã! Sim, leu bem: existem receitas de tarte light. É só encontrar os ingredientes certos e deixar de lado – ou sermos mais controlados – quando se trata dos alimentos que são ricos em […]