Recebi um prémio que não é meu… é de todos os açorianos!

Recebi um prémio que não é meu… é de todos os açorianos!

A sorte dá um trabalho do caraças. E estou muito feliz por ver o meu trabalho reconhecido, ao receber este prémio!

Cozinhar dá-me prazer, por si só… Mas tenho de confessar que o sabor do reconhecimento tem um gosto único! E logo um prémio que tanto me orgulha e deve orgulhar, também, todos os açorianos!

Todos os anos os “Gourmand World Cookbook Awards”, os Óscares dos livros de cozinha, o maior prémio internacional de livros de gastronomia e vinhos do mundo, selecionam os melhores títulos que são depois votados por um júri que escolhe os melhores dos melhores. O meu livro “Receitas dos Açores” estava nessa seleção e, de entre títulos de todo o globo, foi escolhido pelo júri como um dos melhores livros de cozinha do mundo na categoria “Portuguese”.

Este livro, no qual determinei reunir algumas das minhas receitas mais-queridas, foi um tributo à minha terra, às minhas origens, mas sobretudo a todas as pessoas que algum dia cozinharam para mim. Saber que está entre os melhores do mundo é um orgulho, é gratificante, é o reconhecimento do trabalho de toda uma equipa e, sobretudo, uma merecida homenagem à Praia da Vitória, à ilha Terceira, ao arquipélago dos Açores, à gastronomia e às gentes açorianas.

Não sou chef, longe disso, sou um curioso. Para mim, a cozinha é um laboratório, onde gosto de me aventurar nas lides gastronómicas. E a cozinha açoriana está infindavelmente presente, é a base de tudo aquilo que faço. E a maioria dos amigos diz que até faço bem.

Afonso de Lapas, Queijadas do Conde da Praia e Alcatra são apenas alguns dos muitos pratos que pode encontrar no meu livro! Saiba como adquiri-lo, sem ter de sair de casa!


Related Posts

Merengue de banana à moda dos Açores

Merengue de banana à moda dos Açores

Regressei às minhas raízes com esta receita de merengue de banana à moda dos Açores! Sempre que não posso ir ao lindo arquipélago dos Açores, lá reduzo a distância com uma receita típica da minha terra natal… Lembra-se quando, no ano passado, preparei um bolo […]

Receita tradicional de cozido das Furnas

Receita tradicional de cozido das Furnas

Vai a São Miguel nestas férias de verão? Não saia de lá sem preparar um cozido das Furnas! É uma maravilha de cortar a respiração! Siga um conselho de um açoriano de gema: se adora preparar pratos – sobretudo tradicionais portugueses -, quando for a […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.