Alcatra, um prato ex-libris da cozinha tradicional da ilha Terceira!

Alcatra, um prato ex-libris da cozinha tradicional da ilha Terceira!

Sem dúvida que a alcatra é uma das minhas receitas favoritas dos Açores!

Culinária é História. E essa ligação é evidente em pratos típicos, como esta Alcatra à Moda da Ilha Terceira. Sabia que a receita tem origem, por volta de 1450, com os primeiros povoadores da ilha, que vinham de Trás-os-Montes, onde já existia um prato idêntico? Consegue adivinhar qual é? Se respondeu “chafana”… acertou!

Mas a viagem no tempo ainda não terminou: fique a saber que, antigamente, a alcatra fazia parte da mesa dos senhorios de alta sociedade, que tinham posses para preparar este petisco. É que a alcatra era considerada como a melhor parte do animal e, por isso, apenas era oferecida aos senhorios. Para os lavradores, restavam só as partes menos nobres e com ossos.

Contudo, quando experimentaram a alcatra com alguns pedaços de ossos, os senhorios concluíram que o petisco ficava muito mais delicioso!

Por vezes, culinária também pode ser sinónimo de religião. Afinal, este prato típico está associado ao Divino Senhor Espírito Santo. Sendo assim, a Alcatra à Moda da Ilha Terceira é fundamental em épocas de festa, como o Domingo de Páscoa ou as Funções do Espírito Santo.

Além disso, este prato bastante aromático quase que alcança o impossível, ou seja, é praticamente unânime! Por um lado, os terceirenses não resistem a experimentar a alcatra vezes sem conta. Por outro, os turistas que visitam a ilha ficam rendidos ao petisco, o que o torna numa autêntica atração gastronómica!

Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!


Related Posts

Receita de strogonoff de porco

Receita de strogonoff de porco

Esta receita de strogonoff de porco vai passar a ser uma das suas preferidas para os jantares de Natal! Cada um é que sabe dos seus jantares de Natal. Há aqueles que preferem as refeições em que as portas estão abertas à tradição. A mesa […]

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Rolo de carne com cenoura: uma delícia de Natal… que também vai querer provar nos outros meses! Mais do que servirem de acompanhamento, os legumes e as verduras podem rechear os rolos de carne e render pratos com um sabor… inigualável! Já uma vez provei […]