Afonso de Lapas: um petisco típico dos Açores… com muito sabor!

Afonso de Lapas: um petisco típico dos Açores… com muito sabor!

Com um vinho branco a acompanhar, este Afonso de Lapas é uma excelente entrada para um almoço com amigos!

Sendo Açores um arquipélago, é óbvio que muitas das receitas típicas desta minha terra mãe têm como protagonistas ingredientes do mar. É o caso das lapas. Apanhados nas rochas negras, beijadas pelo Atlântico, estes moluscos trazem o cheiro e o sabor a maresia aos pratos açorianos. O resultado? Mil e um petiscos frescos. O Afonso de Lapas é apenas um desses exemplos.

Petiscos frescos… e únicos, principalmente se forem preparados com lapas oriundas diretamente dos Açores! É que este arquipélago conta com duas espécies de lapas que apenas existem nas zonas rochosas dos Açores, da Madeira e das Canárias: a lapa-brava e a lapa-mansa.

E se é daquelas pessoas que costuma torcer o nariz a um bom prato de lapas por causa da areia, eis outro motivo para preferir aquelas que vêm mesmo do arquipélago: afinal, este ex-libris dos Açores tem pouquíssima areia, porque é batido pelo mar. A Natureza sabe o que faz e, assim, pode provar à-vontade este Afonso de Lapas, sem os incómodos grãos!

Acredite: este Afonso de Lapas, acompanhado por um vinho branco e por um pão de milho, é daquelas entradas que queremos pedir bis e até nos esquecemos que existe, ainda, um prato principal!

Como última curiosidade, fique a saber que, nos Açores, as lapas eram, geralmente, vendidas de porta em porta pelas mulheres dos pescadores que as transportavam em cestos.

Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!


Related Posts

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]