Afonso de Lapas: um petisco típico dos Açores… com muito sabor!

Afonso de Lapas: um petisco típico dos Açores… com muito sabor!

Com um vinho branco a acompanhar, este Afonso de Lapas é uma excelente entrada para um almoço com amigos!

Sendo Açores um arquipélago, é óbvio que muitas das receitas típicas desta minha terra mãe têm como protagonistas ingredientes do mar. É o caso das lapas. Apanhados nas rochas negras, beijadas pelo Atlântico, estes moluscos trazem o cheiro e o sabor a maresia aos pratos açorianos. O resultado? Mil e um petiscos frescos. O Afonso de Lapas é apenas um desses exemplos.

Petiscos frescos… e únicos, principalmente se forem preparados com lapas oriundas diretamente dos Açores! É que este arquipélago conta com duas espécies de lapas que apenas existem nas zonas rochosas dos Açores, da Madeira e das Canárias: a lapa-brava e a lapa-mansa.

E se é daquelas pessoas que costuma torcer o nariz a um bom prato de lapas por causa da areia, eis outro motivo para preferir aquelas que vêm mesmo do arquipélago: afinal, este ex-libris dos Açores tem pouquíssima areia, porque é batido pelo mar. A Natureza sabe o que faz e, assim, pode provar à-vontade este Afonso de Lapas, sem os incómodos grãos!

Acredite: este Afonso de Lapas, acompanhado por um vinho branco e por um pão de milho, é daquelas entradas que queremos pedir bis e até nos esquecemos que existe, ainda, um prato principal!

Como última curiosidade, fique a saber que, nos Açores, as lapas eram, geralmente, vendidas de porta em porta pelas mulheres dos pescadores que as transportavam em cestos.

Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!

(Visto 75 vezes)

Artigos Relacionados

Paté de delícias do mar: fica feito em 5 minutos!

Paté de delícias do mar: fica feito em 5 minutos!

Esta receita de paté de delícias do mar é tão fácil de fazer… e tão de-li-cio-sa! “Ora, vamos lá ser práticos!” É isto o que toda a gente pensa, antes de começar a preparar um almoço leve, que conta só com umas mini-tostas. “Só”? Nada […]

Sangria: uma bebida perfeita para acompanhar um petisco português!

Sangria: uma bebida perfeita para acompanhar um petisco português!

Brinde ao nosso país com esta sangria, que conta com um ingrediente tão nosso, tão português! Receitas de sangria até podem existir muitas… Mas com um toque português, que até se torna perfeita para a próxima época dos santos populares… só mesmo as mais especiais! […]