Torta de cenoura: uma receita para mimar a família

Torta de cenoura: uma receita para mimar a família

Esta receita de torta de cenoura é um clássico!

Ao mesmo tempo, a cenoura é um bom ingrediente tanto para incluir na salada, como numa reconfortante sopa! No entanto, a versatilidade deste legume não termina por aqui. É que a cenoura pode ser o protagonista de doces inesquecivelmente saborosos, daqueles que queremos repetir vezes e vezes sem conta! Por exemplo, uma receita de bolo de cenoura, laranja e gengibre ou desta torta de cenoura… Aliás, este doce pode ter a palavra “torta” no nome… mas, de certeza, que vai direta ao seu coração!

Receita de torta de cenoura
Ingredientes:

– 500 gr de cenouras descascadas e cortadas em pedaços
– 450 gr de açúcar
– 125 gr de farinha para bolos
– 5 ovos
– Raspa de 1 laranja
– Sal q.b.
– Açúcar para polvilhar
– Manteiga
– Papel vegetal
– 200 gr de doce de ovo

Preparação:

Numa panela com água a ferver e temperada com sal, coloque as cenouras a cozer entre 30 a 40 minutos.
Depois de as cenouras estarem bem cozidas, escorra-as. Entretanto, faça puré das cenouras. Por exemplo, pode preparar este puré com a ajuda de uma varinha mágica.
Parta os ovos e separe as gemas das claras. Às gemas, junte o açúcar e a raspa de laranja.

Bata até que tudo fique bem misturado. Adicione o puré de cenoura e bata tudo muito bem. Por fim, junte a farinha e bata até que a massa comece a fazer bolhinhas. Bata as claras em castelo, envolva as claras com a massa e espalhe-a num tabuleiro, previamente forrado e untado com manteiga.
Leve ao forno, pré-aquecido nos 200 graus, e deixe cozer entre 15 a 17 minutos.
Antes de retirar, verifique com um palito se está cozida e retire. Vire o tabuleiro sobre um pano limpo, previamente polvilhado com açúcar. Retire a folha de papel vegetal, espalhe o doce de ovo e enrole a torta com a ajuda do pano.
Coloque a torta num prato. Entretanto, retire o pano com cuidado.

(Visto 73 vezes)

Artigos Relacionados

Bolo de flor de anis com passas e canela: um aromático bolo da Páscoa!

Bolo de flor de anis com passas e canela: um aromático bolo da Páscoa!

A sua Páscoa ganha uma nova vida com esta receita de bolo de flor de anis com passas e canela! Esqueça. A Páscoa, em termos gastronómicos, não se resume apenas a ovos e chocolate! Ou seja, há doces que dão mais sabor a esta época […]

Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Já conhece a História destas queijadas da Dona Amélia? Diretamente da ilha Terceira para o meu livro, “Receitas dos Açores”, chegaram estas Queijadas da Dona Amélia. Sendo um doce conventual, as queijadas resultam da adaptação de uma receita que já existia, o Bolo das Índias, […]