Atenção a estes erros, que podem estragar as suas sopas…
Sempre que lhe apresento a uma receita nova de sopas, nunca falta a enumeração de tudo o que tem de fazer. Mas, desta vez, vai ser diferente! Este post reúne um conjunto de ações que nunca – mas nunca – pode fazer, ao preparar uma sopa! Fuja destes erros, sempre que for preparar, por exemplo, uma sopa de frango e hortelã, um creme de abóbora ou uma sopa de beterraba.
4 erros bastante comuns, ao preparar sopas!
1. Cozer muito o arroz ou a massa nas sopas
Os cereais contribuem para uma maior textura da sopa. E, desta forma, um único prato transforma-se numa refeição completa!
Mas atenção: evite que o arroz e a massa fique em papa! Para isso, eu costumo juntá-los nos últimos 10-15 minutos de preparação da sopa.
2. Deixar a sopa demasiado tempo em lume alto
Eu cá gosto de fazer as minhas sopas em lume médio: é que assim os alimentos ficam muito bem cozidos e nem sequer perdem toda a água.
3. Colocar ingredientes nos momentos errados
Muita atenção a isto! É que legumes e vegetais diferentes têm de ter diferentes tempos de cozedura. Por isso, nada de colocá-los todos ao mesmo tempo!
Faça como eu faço: tente adicioná-los, tendo em conta o tempo que demoram a cozer, para ir ganhando o sabor e para que todos terminem de cozer ao mesmo tempo.
4. Temperar cedo demais
Vai deixar a sopa cozinhar durante um bom bocado? Então, nesses casos é que não deve mesmo juntar os temperos muito cedo. Os resultados não são nada bons: ou a sopa fica muito salgada ou amarga (se usar pimenta). Por isso, o melhor é a sopa estar quase pronta para juntar os temperos.