Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Bacalhau à Gomes de Sá: uma delícia para este Natal!

Esta receita de bacalhau à Gomes de Sá é perfeita para um Natal tradicionalmente português!

Há receitas que têm História. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Sabia que este prato recebeu o nome do seu criador? Afinal, o autor desta receita tradicional de peixe é José Luís Gomes de Sá Júnior, filho de um comerciante do Porto.  Entretanto, a receita tem sido aplicada a outros alimentos, como o polvo. Siga, então, todos os passos da preparação de um Bacalhau à Gomes de Sá, para um Natal tradicionalmente português!

Receita de Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes:

– 600 g de bacalhau demolhado
– 1 kg de batatas
– 2 dl de azeite
– 2 cebolas cortadas em meias-luas
– Dois dentes de alho cortados em rodelas
– 3 folhas de louro
– Salsa picada
– 4 ovos cozidos
– Azeitonas pretas

Preparação:

Em primeiro lugar, numa panela com água, leve o bacalhau ao lume e deixe cozer, por dez minutos. Retire do calor e reserve o bacalhau. No caldo do bacalhau, coza as batatas, durante cerca de 20 minutos.
Entretanto, lasque o bacalhau, eliminando a pele e as espinhas. Retire as batatas do lume, escorra-as e deixe-as arrefecer. Retire a casca e corte as batatas em rodelas. Numa panela à parte, junte o azeite, as cebolas, os alhos e o louro. Leve ao lume e deixe refogar.
Assim que estiver pronto, adicione as lascas de bacalhau, envolva e deixe refogar mais um pouco. Acrescente as batatas e envolva cuidadosamente. Polvilhe com salsa picada. Transfira para uma travessa e sobreponha os ovos cortados em rodelas. Por fim, componha com rodelas de azeitonas pretas e sirva de seguida.

Um tradicional bacalhau à Brás e caril de bacalhau: eis outras boas receitas com este ingrediente para entrar com o “pé direito” em 2020!


Related Posts

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.