Popia alentejana, uma delícia para um lanche natalício!

Popia alentejana, uma delícia para um lanche natalício!

Natal é tempo de resgatar receitas tradicionais portuguesas, como esta popia alentejana! Prepare, prove… e partilhe! Boas festas!

É Natal. Ou seja, é hora de resgatar tradições, inclusive na hora da mesa. E nada melhor do que fazê-lo com receitas nossas, de Portugal. Lanchar com os amigos mais próximos com umas azevias de grão-de-bico sobre a mesa. Brindar à felicidade com os nossos familiares, no final de uma Ceia de Natal, contando com uma tigelada. E, no dia 25, prolongar os festejos com mais doces tradicionais portugueses. Prefere uns coscorões ou uma popia alentejana?

Receita de popia alentejana

Ingredientes:

– 500 gr de farinha
– 150 gr de açúcar
– 65 gr de banha de porco
– 100 ml de azeite
– 65 gr de margarina
– 5 colheres chá de canela
– Vinho branco morno q.b.

 

Preparação:

Primeiramente, amassamos todos os ingredientes com vinho branco morno, até obter uma massa macia. De forma a obtermos uma massa nem muito mole, nem muito dura.
Assim que amassamos, fazemos rolinhos finos e unimos as pontas de forma a ficar em círculos. Entretanto, levamos ao forno, pré-aquecido a 180 graus num tabuleiro forrado a papel vegetal, até as popias cozerem e ficarem um pouco tostadas. Por fim, servimos.

Traga um pouco mais de Alentejo à sua quadra natalícia. Por exemplo, opte por um bolo finto ou por estas bolachas alentejanas!

(Visto 407 vezes)

Artigos Relacionados

Sonhos de abóbora: uma receita tradicional portuguesa para o Natal!

Sonhos de abóbora: uma receita tradicional portuguesa para o Natal!

Estes sonhos tornam-se mesmo realidade! Experimente esta receita de sonhos de abóbora! Há receitas que são a prova provada de que a época natalícia pode ser um sonho, ou seja, um delicioso sonho! Por exemplo, é o caso deste doce, essencial em qualquer Ceia que […]

Receita de arroz de camarão: uma alternativa ao bacalhau para o Natal!

Receita de arroz de camarão: uma alternativa ao bacalhau para o Natal!

Arroz de camarão: um prato simples, mas rico em sabor! Não gosta de bacalhau? Não é um especial fã de peru? E acha que, por causa disso, vai ter que passar a época natalícia a saborear pratos com muito sacrifício? Nada disso! Basta encontrar as […]