Popia alentejana, uma delícia para um lanche natalício!

Popia alentejana, uma delícia para um lanche natalício!

Natal é tempo de resgatar receitas tradicionais portuguesas, como esta popia alentejana! Prepare, prove… e partilhe! Boas festas!

É Natal. Ou seja, é hora de resgatar tradições, inclusive na hora da mesa. E nada melhor do que fazê-lo com receitas nossas, de Portugal. Lanchar com os amigos mais próximos com umas azevias de grão-de-bico sobre a mesa. Brindar à felicidade com os nossos familiares, no final de uma Ceia de Natal, contando com uma tigelada. E, no dia 25, prolongar os festejos com mais doces tradicionais portugueses. Prefere uns coscorões ou uma popia alentejana?

Receita de popia alentejana

Ingredientes:

– 500 gr de farinha
– 150 gr de açúcar
– 65 gr de banha de porco
– 100 ml de azeite
– 65 gr de margarina
– 5 colheres chá de canela
– Vinho branco morno q.b.

 

Preparação:

Primeiramente, amassamos todos os ingredientes com vinho branco morno, até obter uma massa macia. De forma a obtermos uma massa nem muito mole, nem muito dura.
Assim que amassamos, fazemos rolinhos finos e unimos as pontas de forma a ficar em círculos. Entretanto, levamos ao forno, pré-aquecido a 180 graus num tabuleiro forrado a papel vegetal, até as popias cozerem e ficarem um pouco tostadas. Por fim, servimos.

Traga um pouco mais de Alentejo à sua quadra natalícia. Por exemplo, opte por um bolo finto ou por estas bolachas alentejanas!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]