Popia alentejana, uma delícia para um lanche natalício!

Popia alentejana, uma delícia para um lanche natalício!

Natal é tempo de resgatar receitas tradicionais portuguesas, como esta popia alentejana! Prepare, prove… e partilhe! Boas festas!

É Natal. Ou seja, é hora de resgatar tradições, inclusive na hora da mesa. E nada melhor do que fazê-lo com receitas nossas, de Portugal. Lanchar com os amigos mais próximos com umas azevias de grão-de-bico sobre a mesa. Brindar à felicidade com os nossos familiares, no final de uma Ceia de Natal, contando com uma tigelada. E, no dia 25, prolongar os festejos com mais doces tradicionais portugueses. Prefere uns coscorões ou uma popia alentejana?

Receita de popia alentejana

Ingredientes:

– 500 gr de farinha
– 150 gr de açúcar
– 65 gr de banha de porco
– 100 ml de azeite
– 65 gr de margarina
– 5 colheres chá de canela
– Vinho branco morno q.b.

 

Preparação:

Primeiramente, amassamos todos os ingredientes com vinho branco morno, até obter uma massa macia. De forma a obtermos uma massa nem muito mole, nem muito dura.
Assim que amassamos, fazemos rolinhos finos e unimos as pontas de forma a ficar em círculos. Entretanto, levamos ao forno, pré-aquecido a 180 graus num tabuleiro forrado a papel vegetal, até as popias cozerem e ficarem um pouco tostadas. Por fim, servimos.

Traga um pouco mais de Alentejo à sua quadra natalícia. Por exemplo, opte por um bolo finto ou por estas bolachas alentejanas!

(Visto 438 vezes)

Artigos Relacionados

Receita de frango na púcara: para repetir vezes sem conta!

Receita de frango na púcara: para repetir vezes sem conta!

Frango na púcara: para um almoço tipicamente português! “Quem passa por Alcobaça não passa sem lá voltar…” já diz a conhecida música. E isso aplica-se também às receitas: quem prova um prato de Alcobaça não demora muito para repetir. Os meus amigos que o digam: […]

Queijadas do Conde da Praia: um doce apetitoso… e curioso!

Queijadas do Conde da Praia: um doce apetitoso… e curioso!

Estas queijadas do Conde da Praia têm um admirador ilustre: descubra quem é! Sabe aqueles casos em que um doce nos conquista logo à primeira dentada? É exatamente isso o que acontece com estas queijadas do Conde da Praia da Vitória. Mas não podia ser […]