Receita de Polvo à Gomes de Sá: uma forma diferente de saborear polvo!

Receita de Polvo à Gomes de Sá: uma forma diferente de saborear polvo!

Acredite: este Polvo à Gomes de Sá vai ficar di-vi-nal na sua Ceia de Natal!

Não, não pense que me enganei. Eu não queria dizer Bacalhau à Gomes de Sá. Hoje, uma das sugestões de Natal que lhe apresento é mesmo um Polvo à Gomes de Sá, ou seja, a forma como é cozinhado faz-nos lembrar o típico prato de bacalhau, mas tem a vantagem de ser um deleite para os fãs do molusco e que não se negam a saborear – por exemplo – uma salada de polvo ou um Polvo à Lagareiro… incluindo na noite de 24 para 25 de dezembro. Então, fique com a receita!

Receita de polvo à Gomes de Sá

Ingredientes:

– 1 a 2 batatas-doces grandes
– 2 dentes de alho
– 1 kg de polvo
– 2 ovos
– Azeite q.b
– Flor de sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Azeitonas q.b.
– Salsa fresca picada q.b.

Preparação:

Em primeiro lugar, tire a casca e fatie às rodelas as batatas-doces.
Numa assadeira, recorrendo a um fio de azeite, ponha as batatas e salpique através de alho picado. Disponha o polvo, só os tentáculos, após estarem lavados e muito escorridos.
Tempere, recorrendo a uma pitada de flor de sal e outra de pimenta e coloque no forno, já aquecido a 180 graus, ao longo de meia hora, aproximadamente.
Entretanto, numa panela com água e sal, coza dois ovos, em lume médio, durante um quarto de hora, aproximadamente. Assim que ficar a arrefecer, retire a casca.
Junte o ovo laminado ao polvo, tal como as azeitonas, e ponha a colocar no forno até que o ovo fique dourado.
Por fim, salpique, recorrendo a salsa fresca picada e sirva.

(Visited 765 times, 1 visits today)

Related Posts

Bacalhau com Natas: uma receita essencial, para este Natal!

Bacalhau com Natas: uma receita essencial, para este Natal!

  Esta receita de Bacalhau com Natas vai ser a estrela do seu Natal! Para si, a que é que sabe o mês de dezembro? Por exemplo, aos típicos doces de Natal? A uma receita de peru, para brindar à vida, na mesa da ceia […]

Bacalhau com migas e espinafres

Bacalhau com migas e espinafres

Não resiste a um típico prato de bacalhau em pleno Natal? Espreite esta receita de bacalhau com migas e espinafres! Nesta receita, o bacalhau não podia estar em melhor companhia! Sim, a verdade é que por este blog já é habitual esse ingrediente contar com […]