Receita de Polvo à Gomes de Sá: uma forma diferente de saborear polvo!

Receita de Polvo à Gomes de Sá: uma forma diferente de saborear polvo!

Acredite: este Polvo à Gomes de Sá vai ficar di-vi-nal na sua Ceia de Natal!

Não, não pense que me enganei. Eu não queria dizer Bacalhau à Gomes de Sá. Hoje, uma das sugestões de Natal que lhe apresento é mesmo um Polvo à Gomes de Sá! A forma como é cozinhado faz-nos lembrar o típico prato de bacalhau, mas tem a vantagem de ser um deleite para os fãs do molusco e que não se negam a saborear – vezes sem conta – uma salada de polvo ou um Polvo à Lagareiro… incluindo na noite de 24 para 25 de dezembro. Fique com a receita!

Receita de polvo à Gomes de Sá
Ingredientes:

– 1 a 2 batatas-doces grandes
– 2 dentes de alho
– 1 kg de polvo
– 2 ovos
– Azeite q.b
– Flor de sal q.b.
– Pimenta q.b.
– Azeitonas q.b.
– Salsa fresca picada q.b.

Preparação:

Tire a casca e fatie às rodelas as batatas-doces.
Numa assadeira, recorrendo a um fio de azeite, ponha as batatas e salpique através de alho picado. Disponha o polvo, só os tentáculos, após estarem lavados e muito escorridos.
Tempere, recorrendo a uma pitada de flor de sal e outra de pimenta e coloque no forno, já aquecido a 180 graus, ao longo de meia hora, aproximadamente.
Numa panela com água e sal, coza dois ovos, em lume médio, durante um quarto de hora, aproximadamente. Deixe que fique a arrefecer e retire a casca.
Junte o ovo laminado ao polvo, tal como as azeitonas, e ponha a colocar no forno até que o ovo fique dourado.
Salpique, recorrendo a salsa fresca picada e sirva.

(Visto 466 vezes)

Artigos Relacionados

Salmão frito: uma alternativa macia e fresca ao bacalhau!

Salmão frito: uma alternativa macia e fresca ao bacalhau!

Rápida, fácil e deliciosa: esta receita de salmão frito é um autêntico milagre de Natal! Aceita um desafio? Neste Natal, experimente preparar aqueles pratos típicos da quadra. Sim, aqueles que metem bacalhau ou peru pelo meio. Mas, se gostar mesmo de cozinhar, não resista em […]

Empadão de bacalhau e espinafres, uma receita simples para o Natal!

Empadão de bacalhau e espinafres, uma receita simples para o Natal!

Acredite: esta receita de empadão de bacalhau e espinafres vai fazer toda a diferença no seu Natal! Não importa o prato de bacalhau que nós escolhemos. No Natal, este ingrediente nunca pode faltar na ceia! Por exemplo, há os pratos mais tradicionais. Há os outros, […]