Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Já conhece a História destas queijadas da Dona Amélia?

Diretamente da ilha Terceira para o meu livro, “Receitas dos Açores”, chegaram estas Queijadas da Dona Amélia. Sendo um doce conventual, as queijadas resultam da adaptação de uma receita que já existia, o Bolo das Índias, confecionado com especiarias.

Esta mudança aconteceu em 1901, aquando da primeira visita da Rainha D. Amélia e do Rei D. Carlos à ilha açoriana. A população até decidiu dar este nome ao doce, como uma forma de homenagem à monarca.

No entanto, apesar dessa transformação, há ingredientes que se mantêm. Ou seja, é óbvio que, como a maior parte dos doces, as queijadas da Dona Amélia contam com açúcar, ovos, manteiga… Mas a verdade é que o gosto a especiaria da Índia também existe nas queijadas. Afinal, sempre se pode encontrar uma pitada de noz-moscada e um toque de canela.

Mas, mais do que uma herança do Bolo das Índias, a presença destas especiarias reflete a relevância histórica que a ilha Terceira teve no comércio destes ingredientes.

Sabe aqueles doces típicos, cuja presença é obrigatória na mesa do Natal e do Carnaval para um lanche em família? Este é um desses casos!

Quer saber como preparar esta iguaria? Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!

(Visto 575 vezes)

Artigos Relacionados

Queijo fresco com massa de pimentão à moda dos Açores: rico petisco!

Queijo fresco com massa de pimentão à moda dos Açores: rico petisco!

Faça uma viagem à minha terra-natal… sem sair da mesa! Experimente esta receita de queijo fresco com massa de pimentão à moda dos Açores! Olhem, podemos ir para aonde for, no nosso país, mas há algo que é certo: encontramos sempre bons sabores, em qualquer […]

Pizza doce: para uma sobremesa muito original… e deliciosa!

Pizza doce: para uma sobremesa muito original… e deliciosa!

Não há quem resista a esta maravilha! Fique com a receita de uma pizza doce! Até que se pode inventar muita coisa para uma receita de sobremesa. Um bolo com uma cor diferente. Uns muffins com um aspeto a que ninguém fica indiferente. Ou até […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *