Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Já conhece a História destas queijadas da Dona Amélia?

Diretamente da ilha Terceira para o meu livro, “Receitas dos Açores”, chegaram estas Queijadas da Dona Amélia. Sendo um doce conventual, as queijadas resultam da adaptação de uma receita que já existia, o Bolo das Índias, confecionado com especiarias.

Esta mudança aconteceu em 1901, aquando da primeira visita da Rainha D. Amélia e do Rei D. Carlos à ilha açoriana. A população até decidiu dar este nome ao doce, como uma forma de homenagem à monarca.

No entanto, apesar dessa transformação, há ingredientes que se mantêm. Ou seja, é óbvio que, como a maior parte dos doces, as queijadas da Dona Amélia contam com açúcar, ovos, manteiga… Mas a verdade é que o gosto a especiaria da Índia também existe nas queijadas. Afinal, sempre se pode encontrar uma pitada de noz-moscada e um toque de canela.

Mas, mais do que uma herança do Bolo das Índias, a presença destas especiarias reflete a relevância histórica que a ilha Terceira teve no comércio destes ingredientes.

Sabe aqueles doces típicos, cuja presença é obrigatória na mesa do Natal e do Carnaval para um lanche em família? Este é um desses casos!

Quer saber como preparar esta iguaria? Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!

(Visto 692 vezes)

Artigos Relacionados

Compota de amora: um sabor que nos faz regressar à infância!

Compota de amora: um sabor que nos faz regressar à infância!

Prepare-se: vai mesmo morrer de amores por esta receita de compota de amora! Tão bom como provar uma fruta no seu estado natural, é barrar esses alimentos num pão ou numa tosta. Já partilhei por aqui algumas sugestões que são intemporais, ou seja, são deliciosas […]

Tarte de chocolate simples: é cremosa e deliciosa!

Tarte de chocolate simples: é cremosa e deliciosa!

Tarte de chocolate simples: vai uma fatia? Não há mesmo qualquer tipo de dúvidas: as coisas mais simples costumam ser aquelas que nos fazem mesmo toda a diferença! Seja para queimar as indesejáveis calorias (ainda a tempo do verão), seja para ficar com uma pele […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *