Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Queijadas da Dona Amélia: um pecado irresistível!

Já conhece a História destas queijadas da Dona Amélia?

Diretamente da ilha Terceira para o meu livro, “Receitas dos Açores”, chegaram estas Queijadas da Dona Amélia. Sendo um doce conventual, as queijadas resultam da adaptação de uma receita que já existia, o Bolo das Índias, confecionado com especiarias.

Esta mudança aconteceu em 1901, aquando da primeira visita da Rainha D. Amélia e do Rei D. Carlos à ilha açoriana. A população até decidiu dar este nome ao doce, como uma forma de homenagem à monarca.

No entanto, apesar dessa transformação, há ingredientes que se mantêm. Ou seja, é óbvio que, como a maior parte dos doces, as queijadas da Dona Amélia contam com açúcar, ovos, manteiga… Mas a verdade é que o gosto a especiaria da Índia também existe nas queijadas. Afinal, sempre se pode encontrar uma pitada de noz-moscada e um toque de canela.

Mas, mais do que uma herança do Bolo das Índias, a presença destas especiarias reflete a relevância histórica que a ilha Terceira teve no comércio destes ingredientes.

Sabe aqueles doces típicos, cuja presença é obrigatória na mesa do Natal e do Carnaval para um lanche em família? Este é um desses casos!

Quer saber como preparar esta iguaria? Encontre esta e outras receitas no meu recente Livro “Receitas dos Açores”. Adquira já o seu exemplar aqui!

(Visto 531 vezes)

Artigos Relacionados

Mousse de bolachas de cacau com recheio: nenhuma criança resiste!

Mousse de bolachas de cacau com recheio: nenhuma criança resiste!

Para comemorar este Dia da Criança, apresento-lhe uma receita que agrada miúdos e graúdos: mousse de bolachas de cacau com recheio! Eis uma sobremesa que é um autêntico “dois em um”! Em primeiro lugar, com as temperaturas quentes a chegarem e a instalarem-se durante alguns […]

Crepes com gelado: uma receita fresca a que ninguém resiste!

Crepes com gelado: uma receita fresca a que ninguém resiste!

Prepare já a sua sobremesa deste verão: uns crepes com gelado! Verão que é verão rima com… gelados! A poucas semanas de a estação mais quente do ano chegar, começa a surgir aquela vontade de experimentar receitas frescas, que incluam esse ingrediente, certo? Por exemplo, […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *