Receita de arroz de pato: para um encontro especial com a família!

Receita de arroz de pato: para um encontro especial com a família!

Acredite: esta receita de arroz de pato sabe sempre bem!

Podia, à-vontade, apenas saborear pratos oriundos da gastronomia portuguesa e tenho mesmo a certeza de que nunca me iria fartar! Há tantos e tão diferentes pratos a provar, não acha? Por exemplo, desde aquelas receitas típicas com bacalhau àquele doce que termina um jantar na perfeição. E aqueles que gostam de carne também estão muito bem servidos! Este arroz de pato é uma excelente prova disso… Ora espreite lá a receita!

Receita de arroz de pato

Ingredientes:

– 1 pato
– 5 grãos de pimenta-preta
– 2 folhas de louro
– 2 cravinhos
– 1 ½ cebola
– Sal
– 1 chouriço de carne
– 0,5 dl de azeite
– 1 dente de alho
– 3 chávenas (chá) de arroz

Preparação:

Em primeiro lugar, comece por limpar bem o pato. Elimine todas as gorduras da carne. Numa panela com dois terços de água, leve o pato ao lume e deixe-o cozer.
Assim que a água levantar fervura, adicione os grãos de pimenta, uma folha do louro, os cravinhos e meia cebola com a casca. Entretanto, tempere com sal. Caso utilize uma panela de pressão para o efeito, tenha em conta que a cozedura deverá demorar cerca de 30 minutos.
Se utilizar uma panela normal, a cozedura demorará cerca de 1 hora e 30 minutos. No segundo caso, durante a cozedura, vá acrescentando água quente, aos poucos, à medida que o caldo for reduzindo. Seja qual for a panela da sua escolha, a meio da cozedura, acrescente metade do chouriço.

Assim que estiver tudo bem cozido, retire o caldo e reserve. Deixe que o pato arrefeça e, depois, desfie-o, eliminando a pele. Corte o chouriço em pedaços pequenos e reserve. Com a ajuda de uma escumadeira, retire a gordura que se formou à superfície do caldo. Reserve.
Entretanto, leve a restante cebola picada ao lume, juntamente com o azeite, o alho picado e a folha de louro que sobrou. Assim que a cebola começar a caramelizar, incorpore o arroz, mexendo sempre. Assim que os bagos de arroz começarem a esbranquiçar, regue com 7 chávenas (chá) do caldo reservado, previamente coado.
Num recipiente de forno, espalhe metade do arroz. Sobreponha o pato e os pedaços de chouriço. Cubra com o restante arroz e, por cima, disponha a gordura do caldo reservada. Leve ao forno a 200º C, durante cerca de 20 minutos. Por fim, sirva com chouriço.


Related Posts

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.