Tarte de amêndoa: um doce tradicional… é sempre bom!
Bem sabemos que as expressões populares têm, frequentemente, muita razão. Mas existem exceções que merecem ser assinaladas! Por exemplo, de certeza que já ouviu aquela conhecida frase, em forma de conselhos, que sempre nos diz que “a pressa é inimiga da perfeição”. Mas olhe que nem sempre é assim… Já pensou naquelas receitas que são preparadas bem depressa e que têm um resultado delicioso? Olhe o caso desta receita de tarte de amêndoa fácil e rápida!
Receita de tarte de amêndoa
Ingredientes:
– 150 g de manteiga com sal
– 175 g de açúcar
– 2 ovos
– 1 c. (chá) de fermento em pó
– 175 g de farinha
– 4 c. (sopa) de leite
– Manteiga para untar
Ingredientes (para a cobertura):
– 125 g de manteiga com sal
– 125 g de açúcar
– 150 g de miolo de amêndoa em pedaços
– 4 c. (sopa) de leite
Preparação:
Em primeiro lugar, bata a manteiga em pedaços com o açúcar, até obter um preparado cremoso. Batendo sempre, adicione os ovos, um a um. Continue a bater, até obter um creme homogéneo.
Adicione o fermento e 1/3 da farinha peneirada. Coloque a batedeira na velocidade mais baixa e envolva. Aos poucos, vá juntando a restante farinha peneirada, envolvendo. Junte o leite e misture muito bem.
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte com manteiga uma tarteira com 32 cm de diâmetro e fundo amovível. Forre a tarteira com um círculo de papel vegetal e unte-o com manteiga.
Assim que estiver pronto, verta a massa e espalhe-a uniformemente. Leve ao forno, por 12 a 15 minutos.
Entretanto, para a cobertura, leve a lume médio um tacho com a manteiga, o açúcar, o miolo de amêndoa e o leite. Envolva e deixe derreter a manteiga.
Assim que estiver pronto, deixe levantar fervura, mexendo ocasionalmente. Assim que ferver, deixe cozinhar, por três minutos. Retire do calor e reserve.
Retire a tarte do forno e cubra-a imediatamente com o preparado de amêndoa. Leve, novamente, ao forno e deixe cozinhar até que a superfície fique tostada.
Por fim, deixe arrefecer, desenforme e sirva de seguida.