Receita de empadão de espinafres com alheira

Receita de empadão de espinafres com alheira

Este empadão de espinafres é uma delícia

Se tem planeado um almoço de família e não sabe o que cozinhar, mas sabe que quer algo prático, fácil e que alimente um batalhão de pessoas, este empadão de espinafres com alheira pode ser a resposta para o seu dilema!
Demora uma hora e meia, mas, como é de forno, pode usá-la para desfrutar do tempo com os seus familiares e amigos!
Ou então, pode sempre pegar nos mais novos e convidá-los a fazer consigo um bolo de laranja e coco com gelado de iogurte por cima!
Se a refeição for só de adultos, a sobremesa pode ter um toquezinho de álcool. Experimente estes gelados margarita de melancia, que lhe vão encher as medidas!

Receita de empadão de espinafres com alheira
Ingredientes:

– 2 alheiras de caça
– 700 gr de batatas
– 500 gr de espinafres congelados
– 300 gr de miolo de broa
– 1 cebola
– 5 dentes de alho
– 3 dl de azeite
– 1 colher de sopa de farinha
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave as batatas e leve-as a cozer com a pele em água temperada de sal durante 20 minutos. Depois escorra-as e deixe-as arrefecer.
Leve ao lume 1 dl do azeite e 2 dentes de alho picados, junte os espinafres congelados, reduza o lume e deixe cozinhar até os espinafres ficarem sem líquido.
Polvilhe com a farinha e mexa bem. Tempere com sal e pimenta e desligue o lume.
Retire a pele às alheiras, corte-as em pedaços, leve ao lume, numa frigideira, e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficarem douradinhas.
Descasque as batatas e corte-as em quartos.
Descasque a cebola, pique-a, deite-a para um tacho, adicione mais 1 dl de azeite, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar macia. Junte as batatas, misture, deixe cozinhar em lume brando, tempere com uma pitada de pimenta e misture delicadamente.
Esfarele bem o miolo de broa.
Pique os restantes 3 alhos, deite-os para uma frigideira, junte o resto do azeite, leve ao lume, adicione o miolo da broa e deixe cozinhar até ficar douradinho.
Deite a mistura das batatas para um tabuleiro de louça fundo, cubra com a alheira, espalhe em cima os espinafres e depois a broa e leve ao forno até ficar bem quente.
Retire e sirva decorado a gosto.

Se preferir algo mais simples, pode sempre optar por um empadão de carne ou por um empadão com enchidos!


Related Posts

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Bem apetitosa! Assim é esta receita de gaspacho! Se há coisa com a qual eu concordo é que as receitas se devem adaptar às estações. Por exemplo, durante o inverno, as sopas quentes são uma das minhas entradas favoritas para preparar e partilhar com aqueles […]