Receita delicada: soufflé de peixe

Receita delicada: soufflé de peixe

Silêncio, que se vai fazer um soufflé de peixe

Sempre que cozinho soufflé, seja soufflé de peixe, carne ou doce, só me apetece expulsar toda a gente de casa e manter o máximo de silêncio!
O soufflé é tão delicado que qualquer barulhinho o pode fazer cair. Como nem sempre posso expulsar as pessoas para conseguir um silêncio absoluto, costumo fazer um soufflé de tabuleiro, que não é tão delicado!

Este prato fica com um aspeto que faz lembrar um bacalhau com natas ou um prato de bacalhau à Abade de Priscos, mas não se deixe enganar pelo aspeto! É que o sabor é incomparável!

Receita de soufflé de peixe no tabuleiro
Ingredientes:

– 600 gr de peixe cozido desfiado
– 60 gr de farinha
– 8 Ovos
– 1 cebola
– 2 dentes de alho
– 5 dl de leite
– 0,5 dl de azeite
– Salsa picada q.b.
– Noz-moscada q.b.
– Sal e pimenta q.b.
– Manteiga para untar

Preparação:

Unte um tabuleiro com manteiga.
Coza o peixe em água com sal, depois escorra-o e reserve. Descasque e pique a cebola e os dentes de alho.
Leve ao lume o azeite, junte a cebola e os dentes de alho e deixe refogar mexendo de vez em quando.
Junte depois a farinha, mexendo sempre e o leite em fio. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até engrossar.
Separe as claras das gemas. Numa tigela à parte bata as gemas e junte ao preparado anterior em fio, mexendo sempre. Retire do lume, junte o peixe desfiado, a salsa picada e a noz-moscada.
Retifique os temperos e envolva.
Por fim bata as claras em castelo e misture delicadamente no preparado. Verta para o tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus cerca de 30 minutos.
Retire e sirva a gosto.

Esta receita é bem mais simples que as tradicionais receitas de soufflé e, como está pronta em 45 minutos, é o ideal para uma refeição em família e que fica muito bem com uma saladinha de abacate e tomate!
Para a sobremesa, opte por um brownie de batata-doce, que sempre é mais saudável do que se fosse apenas um brownie de chocolate.


Related Posts

Massada de peixe simples

Massada de peixe simples

As sobras de peixe já têm um destino: esta receita de massada de peixe simples! “O que fazer com as sobras de peixe?”. Esta é uma pergunta frequente no seu dia a dia? Fique à-vontade: aqui, poderá encontrar muitas soluções para os restos que rendem […]

Cavala frita com molho à espanhola: vai fazer muito sucesso na passagem de ano!

Cavala frita com molho à espanhola: vai fazer muito sucesso na passagem de ano!

Não sei o que é mais saboroso neste prato: se o peixe… se o tempero! Fique com esta receita de cavala frita com molho à espanhola! Depois de o bacalhau ser a grande estrela do Natal, que tal dar todo o destaque merecido à cavala, […]