10 alimentos que ajudam mesmo a baixar o colesterol

10 alimentos que ajudam mesmo a baixar o colesterol

Pode baixar o colesterol comendo, sabia?

O colesterol é daqueles problemas de saúde que dificultam a circulação do sangue porque as artérias ficam cheias de gordura.
Há pessoas com mais propensão para este tipo de problemas, mas, o que muita gente nada sabe ou não acredita, é que o colesterol é possível de controlar. E não, não é só com a redução de ingestão de certos alimentos e com exercício físico, mas, também com alguns alimentos que ajudam a eliminar o colesterol!

Confira aqui alguns dos alimentos que o podem ajudar nesta luta contra o colesterol!

Chocolate amargo

O leite e a manteiga de cacau acrescentam gordura saturada ao chocolate, mas porque é rico em flavonoides ajuda a combater o colesterol. O indicado é ingerir cerca de 30g por dia.

Chá

Qualquer chá consegue ajudar, mas o melhor é o chá verde, em que flavonoides funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos e a proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.

Vinho

A ingestão moderada de vinho, no máximo dois copos por dia, promove o colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. Alem disso, o vinho também tem flavonoides que atuam como antioxidantes, com propriedades vasodilatadoras e anticoagulantes.

Azeite

É fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e protege contra as doenças cardíacas porque faz bem ao aparelho cardio-circulatório e ajuda a controlar os diabetes do tipo 2, pois reduz a taxa glicémica. Também tem uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Canela

Consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria tem um papel importante no combate ao mau colesterol, por causa da ação dos antioxidantes.

Sementes e cereais

Além das fibras insolúveis, os cereais como a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo porque promove uma maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia e inibe a absorção de gordura.
As sementes são ricas em ómega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, evitar coágulos e diminuir as taxas de colesterol total.

Alcachofra

As suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, como a diminuição dos níveis de colesterol e triglicéridos, redução do risco de obesidade e diabetes.

Laranja

Rica em flavonoides e substâncias antioxidantes, ajuda a diminuir os níveis de mau colesterol no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

Açaí

Apesar do alto teor de gordura, estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do mau colesterol e melhoram os níveis de bom colesterol, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares.

Peixe

São uma excelente fonte de ómega 3 que ajuda na redução dos níveis de triglicéridos e do colesterol total do sangue, reduzindo o risco de formação de coágulos e ajudando a tornar o sangue mais fluido.

E já agora, se quiser saber mais sobre o emagrecimento, veja aqui alguns mitos e verdades sobre o tema!

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