5 Problemas de pele no verão

5 Problemas de pele no verão

Proteja-se e evite estes problemas de pele no verão

No verão estamos mais expostos aos elementos naturais, vamos para a praia em fato de banho e temos sempre o corpo de fora. Como a ideia é ganhar uma corzinha, acabamos por correr alguns riscos de sofrer com problemas de pele no verão que podem muito bem ser evitados.

O tempo de férias e a vontade de aproveitar o sol ao máximo leva-nos a cometer alguns erros que nos prejudicam e que até são bastante fáceis de corrigir!

Escaldão

É uma queimadura que resulta da exposição à radiação ultravioleta. O ideal é evitar a exposição ao sol entre as 11h00 e as 16h00 e aplicar sempre protetor solar.
Para não correr riscos, o protetor deve ser aplicado 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Esta primeira aplicação deve ser feita em casa, sem qualquer roupa, e deve aplicar-se uma camada generosa que se espalha de forma homogénea por todo o corpo.

Couro cabeludo estalado

Vários fatores como a poluição, o stress, ou ainda, os cuidados demasiado agressivos podem aumentar a sensibilidade do couro cabeludo. A exposição excessiva ao sol pode originar escaldões no couro cabeludo e tornar-se uma fonte de prurido e irritações.
É fundamental proteger esta zona porque a pele do couro cabeludo é extremamente sensível aos raios solares. Como é difícil colocar protetor solar onde existe cabelo, deve usar chapéu para evitar queimaduras.

Pitiríase versicolor

Este problema consiste no aparecimento de manchas brancas ou castanhas no tronco, pescoço e braços. São manchas geradas por uma levedura da flora cutânea habitual.
Para evitar este tipo de problema de pele no verão, não partilhe toalhas nem peças de vestuário.

Miliária rubra

São pequenas bolhas que aparecem em grandes quantidades acompanhadas de um prurido. Normalmente estão associados à intensidade do calor e ao aumento do suor. Para tentar evitar o seu aparecimento e desenvolvimento, refresque a pele com frequência.

Dermatite berloque

Quando aparecem manchas castanhas na zona cervical e da mandíbula. Neste caso, não use perfume diretamente na pele quando vai expor-se ao sol.

Agora que já conhece os problemas de pele mais comuns do verão, está na hora de se proteger e visitar umas das minhas cinco parias fluviais de eleição. Aqui ficam as minhas dicas!

(Visited 84 times, 1 visits today)

Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

3 dicas para mudar a alimentação para os dias de calor!

3 dicas para mudar a alimentação para os dias de calor!

Sigo cada um destes conselhos na alimentação para os dias de calor… O terceiro é muito importante! O verão está aí e, com a chegada da estação mais quente do ano, não há nada como alterar um pouco o regime alimentar, para nos adaptarmos, de […]