Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante!

Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um verão tipicamente português e dos santos populares, que, a ver vamos, se regressam, finalmente, no próximo ano! Mas, apesar de ser um alimento tão comum no nosso dia a dia estival, há algumas curiosidades sobre as sardinhas que poucos conhecem… Ora apresento-lhe 3 factos curiosos sobre esta nossa amiga das petiscadas!

3 curiosidades sobre sardinhas… que poucos conhecem!

1. Qual é a origem da palavra “sardinha”?

Apesar de sentirmos que é um peixe tão nosso, na verdade, a sardinha tem a sua origem associada à ilha mediterrânica da Sardenha. Afinal, em épocas passadas, o alimento era bastante abundante, nessa região!

2. Sabe o que é uma sardinha albardada?

Será que já provou este tipo de sardinha? Eu já… e é uma delícia! Trata-se de uns filetes marinados em limão. Depois, passa-se por polme e frita-se. Acredite: que maravilha em forma de petisco!

3. A sardinha está em melhores condições para consumo, entre finais de primavera e outubro

Não sabia desta? A verdade é que a sardinha acumula gordura desde o fim da primavera até setembro/outubro. Desta forma, o peixe tem energia, para a produção de ovócitos ou espermatozóides, necessários para a reprodução nos meses seguintes. Esta gordura é repleta de ácidos gordos polinsaturados e acumula-se nos músculos e em redor das vísceras, conferindo-lhes aquele paladar tão característico e do qual somos fãs!


Related Posts

Receita de arroz-doce para o São João

Receita de arroz-doce para o São João

Impressione família e amigos com esta receita de arroz-doce para o São João! E, já agora, um feliz São João para todos! É claro que, quando pensamos em celebrar um santo popular, temos logo vontade de preparar imensas receitas de entradas e pratos principais. Mas […]

Bacalhau à Brás: uma das receitas mais famosas de Portugal… para os santos populares!

Bacalhau à Brás: uma das receitas mais famosas de Portugal… para os santos populares!

Fácil… e irresistível: fique com esta receita de Bacalhau à Brás! Hoje à mesa, trago-lhe uma receita portuguesa… com certeza! O que não faltam são muitas versões do típico Bacalhau à Brás… Por exemplo, há receitas com um acompanhamento diferente, uma ou outra erva aromática […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.