Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante!

Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um verão tipicamente português e dos santos populares, que, a ver vamos, se regressam, finalmente, no próximo ano! Mas, apesar de ser um alimento tão comum no nosso dia a dia estival, há algumas curiosidades sobre as sardinhas que poucos conhecem… Ora apresento-lhe 3 factos curiosos sobre esta nossa amiga das petiscadas!

3 curiosidades sobre sardinhas… que poucos conhecem!

1. Qual é a origem da palavra “sardinha”?

Apesar de sentirmos que é um peixe tão nosso, na verdade, a sardinha tem a sua origem associada à ilha mediterrânica da Sardenha. Afinal, em épocas passadas, o alimento era bastante abundante, nessa região!

2. Sabe o que é uma sardinha albardada?

Será que já provou este tipo de sardinha? Eu já… e é uma delícia! Trata-se de uns filetes marinados em limão. Depois, passa-se por polme e frita-se. Acredite: que maravilha em forma de petisco!

3. A sardinha está em melhores condições para consumo, entre finais de primavera e outubro

Não sabia desta? A verdade é que a sardinha acumula gordura desde o fim da primavera até setembro/outubro. Desta forma, o peixe tem energia, para a produção de ovócitos ou espermatozóides, necessários para a reprodução nos meses seguintes. Esta gordura é repleta de ácidos gordos polinsaturados e acumula-se nos músculos e em redor das vísceras, conferindo-lhes aquele paladar tão característico e do qual somos fãs!


Related Posts

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Francesinha: uma receita típica para comemorar o São João!

Eis a principal representante da gastronomia do Porto: a francesinha! Os santos populares estão sempre associados a alegria e, claro, a receitas tipicamente portuguesas! Por exemplo, para celebrar o São João, no Porto, que tal um prato tradicional dessa região do país? Felizmente, opções não […]

Amêijoas à Bulhão Pato: não podem faltar no seu Santo António!

Amêijoas à Bulhão Pato: não podem faltar no seu Santo António!

Esta receita de amêijoas à Bulhão Pato é tudo o que vai querer para celebrar o Santo António! Não sei quanto a si, mas, na minha opinião, a chegada das comemorações do Santo António, mesmo entre quatro paredes, é a inauguração oficial da época do […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.