Receita fresca de tarte de ameixa

Receita fresca de tarte de ameixa

Fui ao céu com esta receita de tarte de ameixa… Para um fruto de verão, um doce perfeito para os dias de calor!

É frequente associarmos os frutos a uma determinada época do ano… e isso também acontece com o verão! Existem frutos desta estação que são ideais para um final de refeição ou lanche bem fresco, depois de vários mergulhos na praia ou de um longo passeio pelo campo. E as receitas que conseguimos preparar com esses frutos? Sim, porque eles não devem ser apenas comidos ao natural! Podem fazer toda a diferença numa bebida gelada, dar um toque refrescante num prato de carne ou serem a estrela de uma sobremesa fresca, como uma tarte de ameixa!

Receita de tarte de ameixa

Ingredientes:

– 4-6 ameixas
– 1 rolo de massa areada
– 180 g de açúcar
– 4 ovos
– 2 gemas
– 5 dl de leite
– 1 dl de licor de ginja
– 2 colheres (sopa) de farinha maisena
– 3 colheres (sopa) de geleia de marmelo
– 1 pau de canela

Preparação:

Em primeiro lugar, vamos começar por preparar o creme: num tacho, mexa o açúcar com os ovos inteiros, as gemas e a farinha maisena. Entretanto, misture bem, acrescente o licor, o pau de canela, o leite em fio. Ponha ao lume para engrossar. Reserve.
Depois de desenrolar a massa areada, disponha-a numa forma de tarte, sem se esquecer do papel vegetal. Deite o creme e coloque no forno já aquecido a 180ºc ao longo de meia hora. Assim que estiver pronto, tire do forno. Deixe que arrefeça.
Depois de limpar as ameixas, fatie-as e seque-as, recorrendo a papel absorvente. Distribua as frutas por cima da tarte. Coloque a tarte no frigorífico ao longo de uma hora para ficar mais fresca.
Entretanto, para fazer a calda, coloque no micro-ondas a geleia de marmelo com 1 colher de sopa de água ao longo de 1 minuto, com a potência máxima. Tire, deixe que arrefeça e pincele a tarte. Coloque outra vez no frigorífico. Por fim, sirva.


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.