Simples, rápido e delicioso: o que mais podemos querer deste bolo de iogurte grego e lima?
Nesta Páscoa, foi assim, tomo uma decisão e quis variar. Por exemplo, em vez de preparar um típico folar ou alguma sobremesa que incluísse amêndoa ou chocolate – os ingredientes a que costumamos associar a quadra da Páscoa – decidi fazer um bolo que juntasse dois sabores que fossem diferentes, mas que, no final, resultam num par perfeito! E, agora, em pleno verão, quis voltar a experimentar este bolo de iogurte grego e lima… e partilhar a receita consigo! Acredite: mais simples não podia ser!
Receita de bolo de iogurte grego e lima
Ingredientes
– 2 iogurtes gregos
– 2 limas (raspa e sumo)
– 1 chávena (chá) de açúcar baunilhado
– 2 ovos médios
– 5 c. (sopa) de óleo de coco
– 1 ½ chávenas (chá) farinha de trigo
– Uma colher (chá) de bicarbonato de sódio
– 1 pitada de sal fino
– 1 c. (chá) de fermento em pó
Preparação:
Em primeiro lugar, num recipiente, disponha os iogurtes e o sumo das limas e misture muito bem. Deixe descansar, por cinco minutos. Reserve.
À parte, misture o açúcar baunilhado com a raspa das limas e deixe descansar, por cinco minutos. Adicione os ovos, batendo sempre até obter um preparado esbranquiçado.
Entretanto, acrescente o óleo de coco e bata novamente. Adicione 1 chávena (chá) da farinha, previamente peneirada, o bicarbonato de sódio, o sal e o fermento em pó e misture muito bem. Assim que estiver pronto, adicione o preparado de iogurte, bem como a restante farinha peneirada e envolva até obter um preparado homogéneo.
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma antiaderente com óleo de coco e verta a massa. Leve ao forno, por 30 a 35 minutos.
Antes de retirar o bolo do forno, faça o teste do palito para verificar a cozedura. Se estiver cozido, retire o bolo e deixe-o arrefecer antes de desenformar. Por fim, sirva de seguida.