Bacalhau com Natas: uma receita essencial, para este Natal!

Bacalhau com Natas: uma receita essencial, para este Natal!

 

Esta receita de Bacalhau com Natas vai ser a estrela do seu Natal!

Para si, a que é que sabe o mês de dezembro? Por exemplo, aos típicos doces de Natal? A uma receita de peru, para brindar à vida, na mesa da ceia de Natal? Compreendo-o perfeitamente! O mesmo acontece comigo! No entanto, na minha opinião, dezembro não seria dezembro… sem um bom prato típico de bacalhau, sobretudo na noite de Consoada! Ora fique com esta sugestão de um Bacalhau com Natas… e muito bom apetite!

Receita de Bacalhau com Natas

Ingredientes:

– 500 g batatas
– Óleo para fritar
– 400 g de bacalhau
– 40 g de manteiga
– 40 g de farinha
– 250 ml de leite meio-gordo
– 250 ml de natas
– 1 c. (sopa) de sal
– Pimenta
– 1 c. (sopa) de noz-moscada
– ¼ de limão (sumo)
– 125 ml azeite
– 2 cebolas
– 3 dentes de alho picados
– 1 folha de louro
– 100 g queijo mozzarella ralado

Preparação:

Em primeiro lugar, descasque o corte as batatas em cubos. Frite-as em óleo quente, até dourarem. Retire-as com uma escumadeira e escorra-as sobre papel absorvente. Reserve.
Depois, coloque o bacalhau num tacho, cubra com água e leve a cozer em lume alto. Assim que ferver, baixe o lume e deixe cozinhar, por mais cinco minutos. Retire o bacalhau, escorra e reserve. Coe 200 ml do caldo do bacalhau e reserve.
Depois de ter arrefecido, lasque o bacalhau, eliminando a pele e as espinhas. Num tacho, leve a manteiga ao lume e deixe derreter.
Entretanto, junte a farinha e mexa muito bem. Aos poucos, vá adicionando o caldo coado, mexendo sempre. Sem parar de mexer, adicione, também, o leite e as natas.

Assim que levantar fervura, tempere com o sal, pimenta, noz-moscada e o sumo do limão. Envolva bem, retire do calor e reserve.
À parte, leve outro tacho ao lume com 100 ml do azeite. Adicione as cebolas, os alhos e o louro e deixe refogar. Acrescente o bacalhau, mexa e deixe refogar mais um pouco.
Assim que estiver pronto, junte as batatas e envolva bem. Acrescente 2/3 do molho de natas e leite, envolva, retire do calor e reserve.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele um recipiente de forno com o restante azeite, disponha o preparado de bacalhau e regue com o molho que sobrou.
Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, até gratinar. Por fim, sirva, de seguida.

(Visited 2.537 times, 1 visits today)

Related Posts

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.