Esta receita de bacalhau à Gomes de Sá é perfeita para um Natal tradicionalmente português!
Há receitas que têm História. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Sabia que este prato recebeu o nome do seu criador? Afinal, o autor desta receita tradicional de peixe é José Luís Gomes de Sá Júnior, filho de um comerciante do Porto. Entretanto, a receita tem sido aplicada a outros alimentos, como o polvo. Siga, então, todos os passos da preparação de um Bacalhau à Gomes de Sá, para um Natal tradicionalmente português!
Receita de Bacalhau à Gomes de Sá
Ingredientes:
– 600 g de bacalhau demolhado
– 1 kg de batatas
– 2 dl de azeite
– 2 cebolas cortadas em meias-luas
– Dois dentes de alho cortados em rodelas
– 3 folhas de louro
– Salsa picada
– 4 ovos cozidos
– Azeitonas pretas
Preparação:
Em primeiro lugar, numa panela com água, leve o bacalhau ao lume e deixe cozer, por dez minutos. Retire do calor e reserve o bacalhau. No caldo do bacalhau, coza as batatas, durante cerca de 20 minutos.
Entretanto, lasque o bacalhau, eliminando a pele e as espinhas. Retire as batatas do lume, escorra-as e deixe-as arrefecer. Retire a casca e corte as batatas em rodelas. Numa panela à parte, junte o azeite, as cebolas, os alhos e o louro. Leve ao lume e deixe refogar.
Assim que estiver pronto, adicione as lascas de bacalhau, envolva e deixe refogar mais um pouco. Acrescente as batatas e envolva cuidadosamente. Polvilhe com salsa picada. Transfira para uma travessa e sobreponha os ovos cortados em rodelas. Por fim, componha com rodelas de azeitonas pretas e sirva de seguida.
Um tradicional bacalhau à Brás e caril de bacalhau: eis outras boas receitas com este ingrediente para entrar com o “pé direito” em 2020!