Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê!
Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem alguns ingredientes que devem estar bem longe deste aparelho? Caso contrário, podem surgir problemas gastrointestinais ou intoxicações alimentares…
4 alimentos que não devem ser aquecidos no micro-ondas
1. Beterraba
A verdade é que este legume conta com nitratos, que, quando são reaquecidos, se transformam em nitritos. Daí que seja aconselhável evitar o reaquecimento de beterraba. Logo, este alimento tem de ser consumido de forma fria, tanto em saladas, como em batidos.
2. Batata
Nunca experimente aquecer a batata, pela segunda vez, no micro-ondas! É que, assim, este ingrediente tão bom se transforma num alimento tóxico. Afinal de contas, a batata, após ser aquecida, pela primeira vez, pode originar o desenvolvimento de uma bactéria, responsável pelo botulismo e que não é eliminada no decorrer do reaquecimento.
3. Aipo
Costuma utilizar o aipo nas suas sopas? Pois fique a saber que este ingrediente é repleto de nitratos, que, se estiverem em excesso, podem se tornar tóxicos. O reaquecimento aumenta a quantidade de nitratos… o que não é nada saudável!
4. Arroz
É verdade! De acordo com a Food Standards Agency, o arroz cru pode incluir bactérias que podem originar intoxicações e que estas sobrevivem à cozedura, originando esporos, que se multiplicam e que podem até ter um efeito nocivo no decorrer de um segundo reaquecimento.