Não acredite em tudo o que se diz sobre a alimentação… Eis alguns mitos!
Sendo a alimentação um dos temas que mais nos interessam, é normal que esteja cercado de verdades, como, também, de muitos mitos. Algumas dessas mentiras podem aumentar o número de quilos, na balança, e, ao mesmo tempo, prejudicar a nossa saúde. Vamos desmistificar algumas dessas ideias feitas?
1. Ingerir fruta à sobremesa engorda mais? Não, é mentira!
Esqueça: a ordem pela qual prova os alimentos não tem qualquer influência no aumento – ou não – das calorias. Ou seja, as frutas têm o mesmo valor calórico, independentemente de serem consumidas antes ou depois das refeições. Contudo, se provar antes de um almoço ou de um jantar, pode ficar mais saciado, por as frutas contarem com muita água e fibra alimentar. Além disso, eliminar a fruta não emagrece mais, porque, de facto, não há qualquer interação com a gordura corporal.
2. O pão deve ser sempre evitado no decorrer de uma dieta? Mais outra mentira!
Não culpe o pão! O problema é o que se coloca nesse ingrediente! É o caso das manteigas, das compotas, das geleias… Assim, sim, as calorias aumentam bastante. Aliás, eis uma outra curiosidade em que muitos não pensam: na verdade, o pão, principalmente o pão escuro, é rico em fibra alimentar e, por esse motivo, até pode ajudar na perda de peso.
3. Será que precisa de menos refeições para perder peso? Nada disso!
Faça como eu: tenha cinco a seis refeições, por dia, para que não haja um intervalo superior a três horas e 30 minutos, tal como um nutricionista me contou, uma vez!