Manteiga e margarina: quais são as principais diferenças?

Manteiga e margarina: quais são as principais diferenças?

Ora aqui está uma pergunta que me costumam fazer muitas vezes: quais as diferenças entre manteiga e margarina? Descubra aqui…

Entre tantos comentários que recebo sobre as minhas receitas há, por vezes, quem me diga que um prato não saiu como o esperado. Isso acontece normalmente com bolos. A minha primeira pergunta é sempre a mesma: “Usou manteiga ou margarina?”. Exatamente! Tudo o que está na receita é para ser seguido à risca, incluindo quando eu digo que é para usar um ou outro ingrediente… É que isso faz toda a diferença!

Mas há mais diferenças entre a manteiga e a margarina. Por um lado, a primeira vem sempre do leite, mas o mesmo não acontece com a margarina. Na verdade, a margarina é feita de ingredientes, como óleo vegetal, água, sal e, às vezes, leite.

Até a forma de fazer os dois alimentos é bem diferente! Por exemplo, a manteiga é tão fácil, mas tão fácil de preparar… que até pode ser feita em casa: afinal, só depende de um único ingrediente! Mas a margarina não… Ela é mais difícil de se fazer e, por isso, não se consegue preparar entre quatro paredes.

Só que – embora tenham estas diferenças tão importantes – ambos os ingredientes também contam com parecenças. Por exemplo, é preciso ter mesmo muita atenção sempre que provamos – ou utilizamos nas nossas receitas – quer uma, quer outra. Se exagerarmos, aumenta-se o colesterol, o que nos pode trazer alguns problemas de saúde…

Já que estamos a falar de manteiga e margarina, descubra o que acaba por ser mais saudável!

Agora já sabe: sempre que uma receita afirma que é para usar manteiga, é mesmo para usar manteiga. Quando for para usar margarina… use margarina! Assim não há cá problemas!

(Visto 61 vezes)

Artigos Relacionados

Bolo perfeito: 10 dicas essenciais!

Bolo perfeito: 10 dicas essenciais!

De todas as dicas, sem dúvida que o 4.º conselho é um dos mais importantes para garantir um bolo perfeito! Nos seus tempos livres, gosta de preparar um bolo para toda a família? Então, este artigo é perfeito para si: eis algumas dicas que podem […]

Abacate: o superalimento que incluo nas minhas saladas!

Abacate: o superalimento que incluo nas minhas saladas!

As saladas fazem parte da minha rotina saudável e o abacate é uma presença ilustre, principalmente numa altura do dia… Há ingredientes que parecem ser mesmo perfeitos. Têm bom aspeto, sabem bem… e fazem ainda melhor! Por exemplo, não acha que o abacate se adequa, […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *