Manteiga e margarina: quais são as principais diferenças?

Manteiga e margarina: quais são as principais diferenças?

Ora aqui está uma pergunta que me costumam fazer muitas vezes: quais as diferenças entre manteiga e margarina? Descubra aqui…

Entre tantos comentários que recebo sobre as minhas receitas há, por vezes, quem me diga que um prato não saiu como o esperado. Isso acontece normalmente com bolos. A minha primeira pergunta é sempre a mesma: “Usou manteiga ou margarina?”. Exatamente! Tudo o que está na receita é para ser seguido à risca, incluindo quando eu digo que é para usar um ou outro ingrediente… É que isso faz toda a diferença!

Mas há mais diferenças entre a manteiga e a margarina. Por um lado, a primeira vem sempre do leite, mas o mesmo não acontece com a margarina. Na verdade, a margarina é feita de ingredientes, como óleo vegetal, água, sal e, às vezes, leite.

Até a forma de fazer os dois alimentos é bem diferente! Por exemplo, a manteiga é tão fácil, mas tão fácil de preparar… que até pode ser feita em casa: afinal, só depende de um único ingrediente! Mas a margarina não… Ela é mais difícil de se fazer e, por isso, não se consegue preparar entre quatro paredes.

Só que – embora tenham estas diferenças tão importantes – ambos os ingredientes também contam com parecenças. Por exemplo, é preciso ter mesmo muita atenção sempre que provamos – ou utilizamos nas nossas receitas – quer uma, quer outra. Se exagerarmos, aumenta-se o colesterol, o que nos pode trazer alguns problemas de saúde…

Já que estamos a falar de manteiga e margarina, descubra o que acaba por ser mais saudável!

Agora já sabe: sempre que uma receita afirma que é para usar manteiga, é mesmo para usar manteiga. Quando for para usar margarina… use margarina! Assim não há cá problemas!

(Visto 180 vezes)

Artigos Relacionados

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

É assim que eu tiro a pele dos pimentos assados, sem queimar os dedos!

Com esta dica tão fácil, os pimentos assados ficam sem pele nenhuma… e o sabor continua o mesmo! É daquelas pessoas que gosta tanto, mas tanto de seguir as minhas receitas – e até tem o meu site nos Favoritos e tudo? Então, já deve […]

Dente de alho: razões para as suas receitas terem este ingrediente!

Dente de alho: razões para as suas receitas terem este ingrediente!

Nem imagina o que um único dente de alho faz pela nossa saúde… Anda bastante atento às minhas receitas? Mesmo? Então, já deve ter reparado como gosto de incluir dentes de alho nos meus pratos… Pode dar o tempero às receitas mais diferentes: desde uns […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *