O que é mais saudável: manteiga ou margarina?

O que é mais saudável: manteiga ou margarina?

Escolho manteiga ou margarina na hora de comprar?

De vez em quando ouvimos dizer que tem de se substituir a manteiga pela margarina. Depois ouvimos que, em vez de margarina, devíamos usar azeite, mas a manteiga é melhor que o azeite… Até eu fico baralhado! Os cientistas parecem não se decidir… Mas afinal, o que é que é mais saudável, manteiga ou margarina?

Hoje, sabe-se que a gordura trans originada a partir dos óleos vegetais hidrogenados possui efeitos nocivos à saúde, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
No que diz respeito às doenças cardíacas, a manteiga está na lista de alimentos que devem ser consumidos com conta peso e medida, principalmente porque contêm muita gordura saturada que eleva agressivamente os níveis de colesterol.

No entanto, não é fácil classificar as margarinas, pois existem várias que são ricas em gordura trans e, essas, são piores que a manteiga.
Algumas das margarinas mais recentes no mercado têm menos gordura saturada, são ricas em gordura insaturada e não têm “trans fat”, sendo boas para a saúde, desde que também sejam usadas com moderação.

Por isso, entre a opção manteiga ou margarina com trans, pode dar preferência à manteiga que, apesar de ter quantidades expressivas de colesterol e de gordura saturada, tem pouca quantidade de gorduras trans.
Mesmo assim, ainda há quem diga que o ideal é mesmo substituir tudo por azeite… mas não imagino muita gente a barrar azeite no pão para o pequeno-almoço!

Se a sua preocupação for baixar o colesterol, opte por comer manteiga ou margarina com moderação, mas veja quais os alimentos que o ajudam a baixar os níveis de colesterol!
Se não tiver grandes preocupações a níveis de saúde e puder comer qualquer coisa, sugiro-lhe que experimente esta manteiga de alho e ervas, que dá logo um toque especial!


Related Posts

Lulas grelhadas com manteiga

Lulas grelhadas com manteiga

Lulas grelhadas com manteiga: para petiscar ao longo da tarde, com os amigos! Siga o conselho aqui do Flávio: aproveite os últimos raios de sol de verão e dê trabalho à sua grelha! Calma, calma, não vale a pena ir já preparar mais uma receita […]

Receita irresistível de bolachas de manteiga

Receita irresistível de bolachas de manteiga

Comece já a ligar o forno nos 220º! Esta receita de bolachas de manteiga que lhe vou apresentar é demasiado deliciosa! Podemos fazer muitas variações. Fazer uma versão de manteiga de amendoim, juntar gengibre… E isso é completamente válido: afinal, os resultados finais são uma […]