Saborosa salada de bacalhau com grão-de-bico: uma entrada natalícia!

Saborosa salada de bacalhau com grão-de-bico: uma entrada natalícia!

Receita simples de salada de bacalhau com grão-de-bico

Já sobrou bacalhau outra vez? Não se preocupe, porque os melhores pratos podem ser feitos a partir das sobras. Por exemplo, a salada de bacalhau com grão-de-bico. Esta salada apaixona todos os fãs de bacalhau e pode ser comida fria ou quente. É rápida de fazer e tão boa! Siga a receita de salada de bacalhau com grão-de-bico.

Receita de salada de bacalhau com grão-de-bico

Ingredientes:

– 2 postas de bacalhau dessalgadas
– 1 chávena de água
– 2 chávenas de grão-de-bico cozido
– 3 tomates pequenos picados sem semente
– 2 colheres de sopa de salsa bem picada
– 1 cebola roxa picada
– 1/2 cenoura ralada
– 4 colheres de sopa de azeite virgem
– 5 dentes de alho picados
– Pimenta do reino a gosto
– Sumo de 1 limão
– 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
– Sal q.b

Preparação:

Em primeiro lugar, numa frigideira quente, coloque postas de bacalhau com a pele virada para baixo. Coloque 1/2 chávenas de água e tape. Quando a água tiver secado, coloque o restante da água e tape novamente.
Quando a água secar novamente, desligue o lume e retire o bacalhau. Espere que arrefeça e desfie-o em pedaços grandes.
Entretanto, na mesma frigideira, coloque as colheres de sopa de azeite virgem para aquecer. Quando estiver bem quente, desligue o lume e acrescente o alho bem picado e mexa durante 1 minuto. Este procedimento serve apenas para tirar o gosto de cru do alho.

Ligue o lume novamente e acrescente o bacalhau à mistura de azeite e alho, apenas para incorporar o sabor. Não mexa muito para o bacalhau não desfiar demais, isto serve apenas para dar o gosto de alho ao bacalhau. Entretanto, refogue durante cerca de 30 segundos e desligue o lume.
Assim que estiver pronto, numa tigela, misture o grão-de-bico, o tomate, a cenoura, a cebola e a salsa. Por fim, acrescente o bacalhau com alho e tempere com azeite extra virgem, pimenta e limão.

Por exemplo, depois de fazer esta receita de salada de bacalhau com grão-de-bico, experimente também os folhados de bacalhau.

(Visto 118 vezes)

Artigos Relacionados

Receita de pudim Abade de Priscos: um clássico da nossa doçaria!

Receita de pudim Abade de Priscos: um clássico da nossa doçaria!

Esta receita é sempre uma garantia de sucesso! Saiba como preparar um pudim Abade de Priscos! Desta vez, vamos explorar um doce tradicional de Braga. O pudim Abade de Priscos é um doce típico dessa região, sendo uma das poucas receitas que o abade de […]

Bolachas de manteiga de amendoim: apenas precisa de 3 ingredientes!

Bolachas de manteiga de amendoim: apenas precisa de 3 ingredientes!

Aviso: esta receita de bolachas de manteiga de amendoim é muito viciante! Quer ocupar o tempo livre com uma receita que surpreenda o paladar daqueles que mais gosta? Então, preste muita atenção: num único post, vai ter direito não a uma, mas, sim, a várias […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *