Cuidado, muito cuidado da próxima vez que for atender o telefone…
Com o crescimento das novas tecnologias, aumentam também as fraudes. Afinal, os burlões encontram novos meios para fazer mais vítimas. Por vezes, esses crimes acontecem via Internet. Noutras ocasiões, podem mesmo acontecer através do seu smartphone. Basta um simples e único telefonema. Por exemplo, existe uma fraude muito frequente no estrangeiro e, quem sabe, um dia poderá chegar ao nosso país… Pelo sim, pelo não, ficam aqui umas dicas de prevenção – rima e é verdade!
Eis como funciona a fraude: caso o telemóvel toque e alguém lhe perguntar se está a ouvir, desligue logo. É que o burlão, no outro lado da linha, vai tentar registar a resposta afirmativa para poder usar essa gravação para fazer compras com o seu dinheiro, entre outras ações parecidas. É como se um simples “sim” fosse o mesmo que clicar em “Aceito” ou “Aceito as condições” nas compras que se faz na Internet. É uma assinatura de voz, que, legalmente, várias empresas usam para confirmar pagamentos de serviços, por exemplo.
Que malandros, não acha? Daí que seja importante seguir estas regras:
. Nunca atenda chamadas de números desconhecidos;
. Caso atenda, nunca responda “sim” a nada! Devolva com outra pergunta, como, por exemplo, “Quem fala e porque me está a ligar?”;
. Configure o envio automático de números desconhecidos para o voice mail: afinal, que eu saiba, os criminosos não costumam deixar mensagens…;
. Não divulgue dados pessoais a quem não conhece.
É verdade que até pode parecer falta de educação desligar o telefone “na cara” de alguém… mas a verdade é que também pode ser muito útil e salvá-lo de grandes chatices que conseguem transformar a sua vida do dia para a noite… e para muito pior!