Semana da Cozinha Italiana no Mundo passa por Portugal!

Semana da Cozinha Italiana no Mundo passa por Portugal!

Adora receitas com sotaque da Itália? Seja bem-vindo à Semana da Cozinha Italiana!

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Governo italiano, arranca a sua terceira edição no próximo dia 19 de novembro, decorrendo em mais de 150 países em simultâneo, com o objetivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização de cerca de mil atividades. Em Portugal, o evento terá uma data mais alargada, de 16 a 28 de novembro, passando pelas cidades de Lisboa, Porto e Loulé, com 13 iniciativas e um total de 17 restaurantes italianos que se juntam ao evento com a apresentação de menus especiais, baseados no conceito “The Extraordinary Italian Taste”.

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo apresenta em Portugal um programa recheado de atividades que colocam em destaque regiões e territórios de origem de produtos italianos, assim como a dieta mediterrânica. Degustações de produtos, workshops, provas de vinhos, showcookings, jantares e ainda uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com a saúde e adesão” são algumas das iniciativas promovidas, fazendo chegar a território nacional reputados chefes italianos – entre os quais, Pasquale Laera, distinguido com uma estrela Michelin – e individualidades de destaque como o campeão de vela Raimondo Cappa ou Raffaele Tiberino, cuja empresa familiar prepara refeições para a Estação Espacial Internacional.

A iniciativa é concebida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional com um grupo de trabalho que envolve o Ministério das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais, o Ministério da Educação, da Universidade e da Investigação e o Ministérios dos Bens e Atividades Culturais, contando ainda com todas as instituições públicas e privadas embrenhadas na promoção Made in Italy e da cozinha italiana. Em Portugal, as iniciativas são da responsabilidade da Embaixada de Itália em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Câmara de Comércio Italiana para Portugal, e associação ASCIP – Dante Alighieri do Porto, contando ainda com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.

Com o mote “Rossini à mesa”, a Embaixada de Itália em Portugal vai dedicar um jantar, no dia 20 de novembro, a Gioacchino Rossini, associando-se às celebrações que decorrem em todo o mundo nos 150 anos da sua morte. Tendo sido um grande compositor, Rossini foi também um apreciador da boa mesa. O jantar será realizado pelo Chef Pasquale Laera, contando ainda com a participação da mezzo-soprano Joana Dinis da Fonseca e do pianista Alessio Vellotti.

Também a cidade do Porto tem um momento destinado a homenagear Rossini, no dia 17 de novembro, com um jantar concerto, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, às 20h00. O espetáculo terá como cabeças de cartaz o pianista Marco Brescia e a soprano Rossella Orsini, juntamente com outros músicos convidados, que vão apresentar um programa dedicado ao compositor italiano. Já o menu do jantar, da delegação de Chef da FIC (Federazione Italiana Cuochi Regione Lazio), liderada pela Presidente Graziella Sangemi, vai apresentar receitas rossianas para celebrar o Maestro. A reserva deve ser feita para o contacto [email protected].

São sete as iniciativas promovidas em Lisboa, no âmbito da Semana da Cozinha Italiana no Mundo. No dia 19 de novembro, o Instituto Italiano da Cultura conta com a presença do jornalista, escritor e professor Davide Paolini, o italiano responsável pelo registo, em 1999, a partir da transmissão na rádio 24, de Gastronauta®, de uma marca que define quem escolhe “comer com a própria cabeça”, sem de deixar influenciar pelos lugares comuns.

O momento, que tem início às 18h30, prossegue com a apresentação da região italiana da Úmbria, em especial a Valle Umbra e Valnerina, pela instituição Ati3Umbria, que integra uma degustação de vários produtos, entre os quais vinhos DOC e DOCG Sagrantino di Montefalco, açafrão de Cascia e Presunto de Norcia IGP. A iniciativa é de entrada gratuita, sendo necessária uma reserva prévia, através do e-mail [email protected].

Ainda no âmbito desta localidade italiana, o Instituto Italiano de Cultura vai também receber, no dia 20, um workshop de cozinha regional da Úmbria. O momento contará com a presença da Agri-chef Maria Zappelli e pelos Chefes Fabrizio Gentili e Gigi Catana, que vão confecionar pratos típicos, como o creme de aipo preto, a sopa de lentilhas, strangozzi, creme de grão com açafrão. O workshop tem o preço de 15 euros e decorre entre as 11h00 e as 13h00. A inscrição deve ser feita para o e-mail [email protected].

O Chef com estrela Michelin, Pasquale Laera, será responsável por um workshop sobre formatos de massa, preparando spaghetti com bottarga e avelãs. O momento irá decorrer na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), no dia 21, destinando-se aos alunos daquela instituição de ensino. Ainda nesse dia, às 19h00, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raimondo Cappa – vencedor de duas competições mundiais, em 1989, em Nápoles – que vai apresentar o Reale Yacht Club Canottieri Savoia de Nápoles, fundado pelo seu avô, em 1893. Posteriormente, haverá uma degustação de práticos típicos da tradição culinária napolitana que se costumam comer a bordo, como a frittata de massa, mozzarella in carrozza e o gattò de batatas, preparados pela Chefe Necci Bertini em colaboração com o Chef Giuseppe Godono. A entrada é livre, mediante reserva para o e-mail [email protected].

A Chef Necci Bertini vai estar presente num segundo momento, com um workshop no Instituto Italiano de Cultura, entre as 11h00 e as 13h00, com a preparação de pratos típicos napolitanos, onde vão “brilhar” a parmigiana de beringelas e o sartù de arroz. A participação no workshop é feita mediante inscrição para o e-mail [email protected] e tem um preço de 15 euros por pessoa.

Já no dia 23 de novembro, o Instituto Italiano de Cultura recebe Raffaele Tiberino que irá contar a história da empresa familiar, iniciada em 1888, na cidade de Bari, e que desde 2007 prepara os menus italianos para os astronautas da Estação Espacial Internacional. De entrada livre, mediante inscrição (para o contacto [email protected]), o momento integra também uma degustação de produtos da região Apúlia, tais como a Fregola ai peperoni e as Orecchiette baresi con le cime di rapa, preparada por Raffaele Tiberino e Luciana Pagliara, com a colaboração do Chef Luca Salvadori.

Reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade de excelência, os vinhos italianos vão também ter destaque na Semana da Cozinha Italiana. Assim, para sublinhar a importância destes produtos para o país, a Câmara de Comércio Italiana para Portugal, organiza uma prova de vinhos italianos, em colaboração com importadores portugueses. A prova, que se realiza no dia 28 de novembro, às 18h30, é de entrada livre, estando sujeita à disponibilidade de lugares mediante reserva para o e-mail [email protected].

No Porto, as iniciativas da Semana da Cozinha Italiana no Mundo começam mais cedo, com um workshop dedicado ao carving, ou seja, à escultura e decoração culinária. O momento tem início às 14h30 e contará com a presença da Chef Graziella Sangemi – campeã do mundo de carving – e da sua equipa, dando a conhecer esta técnica aos alunos daquela instituição de ensino.

No seguimento do destaque que as entidades envolvidas em Portugal para a promoção do evento querem atribuir à importância da dieta mediterrânica, a Reitoria da Universidade do Porto recebe, às 9h30, do dia 23, uma conferência com o tema “Dieta Mediterrânica – Definição, relação com saúde e adesão”. Integrando dois painéis de discussão, a conferência contará com a presença de Sara Rodrigues – professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) – e do médico Cláudio Pulcini, nascido em Roma e que vive atualmente no Porto. De entrada livre, a iniciativa realiza-se em parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, da FCNAUP e da Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal.

Ainda no norte do país, de 19 a 25 de novembro, os restaurantes italianos da área metropolitana do Porto aderentes à iniciativa vão apresentar alguns pratos e vinhos considerados “embaixadores da cozinha do Bel Paese”, a um preço especial, através do mote “Rota dos Sabores – I’Italia a tavola”.

A terceira cidade portuguesa envolvida na Semana da Cozinha de Itália no Mundo, Loulé, irá acolher um showcooking com jantar, no dia 24 de novembro, às 19h00, no Mercado Municipal de Loulé. Realizada com o apoio da Região Abruzzo e do Pastificio de Cecco, a atividade terá a presença de um chef da Scuola Villa S. Maria Abruzzo, de Itália, para o momento de showcooking. Já o jantar, com disponibilidade para 60 lugares, conta com a participação do desenhador Lucio Trojano que irá fazer caricaturas dos participantes.


Related Posts

Linguini com bacon e queijo da ilha

Linguini com bacon e queijo da ilha

Traga o melhor da Itália à mesa! Fique com esta receita de linguini com bacon e queijo da ilha! Como este blog quer morar bem perto do seu coração, apresento-lhe um conjunto de receitas que são apaixonantes e, acima de tudo, contribuem (e muito!) para […]

Rigatoni com Linguiça e Tomate: um prato fácil e delcioso!

Rigatoni com Linguiça e Tomate: um prato fácil e delcioso!

Rigatoni com linguiça e tomate: a receita mais fácil de preparar e mais rápida e deliciosa que alguma vez comi! Hoje, decidi juntar o melhor de dois mundos gastronómicos. Quis combinar as receitas com massa – aquelas típicas de Itália – com ingredientes que vêm […]