Esta é uma das estações de comboio mais bonitas do mundo… e está abandonada!

Esta é uma das estações de comboio mais bonitas do mundo… e está abandonada!

Só precisa de ir até Espanha para conhecer uma das estações mais emblemáticas de sempre!

Viajar não tem estação. Há quem prefira fazê-lo no verão, para destinos longínquos. Outros aproveitam o inverno e ainda vão para destinos mais frios do que o nosso país, como a Inglaterra. Mas olhe que esta sugestão que trago para viajar no outono é bem, bem perto de Portugal: fica-se pela Espanha. Mais propriamente, na comunidade autónoma de Aragão, onde existe uma estação de comboios bonita por fora e com muita História por dentro. Costumam até dizer que é uma das estações mais bonitas do planeta!

Atualmente abandonada, esta estação  que tem o nome de Canfranc – já foi palco de importantes acontecimentos. Por exemplo, foi ocupada durante a Segunda Guerra Mundial pelos nazis, visto que era a partir dela que muitos judeus conseguiram fugir dos alemães, rumo a Lisboa.

Aliás, esta estação sempre teve muita importância desde a inauguração, em 1928. Conhecida como a “Titanic das Montanhas”, a Canfranc foi visitada pelo rei de Espanha, Alfonso XIII, e do Presidente da República Francesa, Gaston Doumergue, no dia em que o primeiro comboio saiu da estação.

Entretanto, foi encerrada em março de 1970 devido a um descarrilamento… e assim continua até hoje. No entanto, a sua beleza permanece até hoje. A isso se deve a sua arquitetura Art Nouveau. De resto, contando com mais de 240 metros de comprimento, o edifício até foi cenário de algumas passagens do drama “Doutor Jivago”.

Felizmente, parece que vão fazer alguma coisa com a estação. Conforme a BBC disse em outubro do ano passado, o governo de Aragão comprou a Canfranc há alguns anos e quer transformá-la num grandioso hotel. Também está projetado voltar a abrir a linha na zona de Canfranc – o que deverá ficar pronto em menos de cinco anos.


Related Posts

Salamanca: património da Humanidade

Salamanca: património da Humanidade

Como ir para fora, agora, não é recomendado, aproveite para “viajar”, através do blog, para Salamanca, uma das mais belas cidades espanholas! Salamanca é o destino ideal para todas as idades, tendo em conta que se trata de uma cidade muito rica em termos culturais […]

Barcelona: vamos a cenar…

Barcelona: vamos a cenar…

Como ir para fora, agora, não é recomendado, aproveite para “viajar”, através deste texto, para Barcelona, um destino turístico completo! Barcelona é um dos destinos mais desejados e está mesmo aqui ao lado no país-vizinho. Tem uma gastronomia deliciosa, que, por vezes, adota sabores mais […]