No Dia Mundial do AVC explico como identificar a doença
Costumamos falar muito de dores nas articulações, de outras dores como a dor de cabeça e até de como desentupir o nariz com uma receita caseira, mas nunca abordei por aqui o AVC.
Como hoje é o Dia Mundial do AVC, é útil aprender a reconhecer um acidente vascular cerebral. Por vezes, são os pequenos pormenores que podem ajudar a salvar vidas!
Por norma esta doença tem como sintomas a fraqueza facial com dificuldade para sorrir e os cantos da boca ou olhos com aparência caída, bem como a fraqueza no corpo e nas pernas, com possíveis tonturas e desequilíbrios associados. Também pode gerar dores de cabeças fortes e perda de visão, bem como dificuldades para mexer os braços ou falar de forma percetível.
Existem algumas maneiras simples de identificar esta doença em alguém que possamos achar que sofre com ela:
– Peça para a pessoa sorrir com força e observe a simetria da face
– Peça para levantar os dois braços e que mantenha ambos alinhados. Observe se ocorre a queda de algum deles
– Peça que a pessoa responda a uma pergunta simples, caso ocorra alteração do discurso ou da voz algo de errado pode estar a acontecer
Caso um destes fatores esteja visível, ligue imediatamente para a Saúde 24 ou para o 112, não espere o sintoma passar, pois o tratamento nas primeiras três horas tem resultados melhores.
Como há outra doença que também é muito importante e pouco falada, saiba como uma planta da amazónia promete ajudar na cura do alzheimer!