Tripas à Moda do Porto para o São João

Tripas à Moda do Porto para o São João

Vamos lá começar a celebrar o São João com uma receita das boas: Tripas à Moda do Porto!

Santos populares são sinónimo de receitas típicas! Por isso, é óbvio que, para celebrar o São João, um dos melhores pratos que podemos escolher são as Tripas à Moda do Porto! Inesquecivelmente saboroso!

Receita de tripas à Moda do Porto

Ingredientes:

– 500 gr de tripas de vaca – 300 gr de feijão branco – 1 orelha de porco – 1 mão de vaca – 150 gr de chouriço de carne – 100 gr de toucinho – 200 gr de frango – 50 gr de salpicão – 1 colher de chá de banha de porco – 1 colher de chá de colorau – 2 cebolas – 1 dl de azeite – 1 cenoura – 3 dentes de alho – 1 folha de louro – Cominhos q.b. – Sal e pimenta q.b. – Farinha de milho q.b.

Preparação:

Em primeiro lugar, prepare as tripas para serem cozidas e, depois, vire as tripas do avesso, junte e mexa um bocado de farinha de milho com cominhos e esfregue as tripas, sem rasgar ou partir. Vire, outra vez, as tripas ao contrário. Numa panela com água, ponha a cozer as tripas, a mão de vitela, a orelha e o frango. Mal estejam cozidas, retire tudo da panela e reserve a água da cozedura. Num tacho, ponha a banha de porco, o azeite, a cebola picada com o alho e deixe que fique a refogar. Mal a cebola fique translúcida, acrescente a cenoura em rodelas e a folha de louro. Entretanto, junte o chouriço, o salpicão e o toucinho às rodelas. Misture uma vez ou outra e deixe que fique a apurar. Adicione a orelha, a mão de vitela e as tripas já cozidas e em pedaços e o frango desfiado. Assim que estiver pronto, tempere, recorrendo a sal, pimenta e colorau. Por fim, acrescente o feijão, seis conchas de água da cozedura das carnes e deixe que fique a ferver ao longo de três minutos e está pronto a servir.

Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Receita tradicional e deliciosa de cavacas das Caldas

Esta receita de cavacas das Caldas é do melhor que há nos doces portugueses! Quando chega a hora de preparar – e de provar – doces, não há que enganar: espera-nos uma receita de comer… e pedir por mais, muito mais! Mas sempre que se […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.