Esta lasanha de bacalhau é deliciosa: conheça a receita!

Esta lasanha de bacalhau é deliciosa: conheça a receita!

Há 1001 formas de cozinhar bacalhau… e esta lasanha de bacalhau é uma das minhas favoritas!

É certo e sabido que existem 1001 maneiras de cozinhar bacalhau… Quem resiste a um bacalhau assado com tomate? Ou a uns tradicionais, e sempre apetitosos, pastéis de bacalhau? Mas, há pouco tempo, decidi reunir o melhor de dois mundos… num único prato! Preparei uma lasanha de bacalhau: juntei um ingrediente que os italianos adoram (a massa) com um alimento sem o qual os portugueses não vivem: o bacalhau. O resultado não podia ser melhor! Experimente!

Receita de lasanha de bacalhau

Ingredientes:

– 500 g de bacalhau demolhado
– 1 folha de louro
– 1 c. (sopa) de manteiga
– 1 cebola picada
– Sal
– 1 dente de alho picado
– Pimenta
– Cebolinho picado
– 2 limões (raspa)
– 200 g de massa para lasanha
– 1 1/2 chávenas (chá) de queijo parmesão ralado

Para o Molho Bechamel:

– 6 c. (sopa) de manteiga
– 6 c. (sopa) de farinha de trigo
– 2 l de leite
– Noz-moscada
– Sal

Preparação:

Em primeiro lugar, leve o bacalhau ao lume com o louro, em água fervente, por 10 minutos. Retire do calor, escorra bem e desfie o bacalhau. Reserve.
Para o Bechamel, num tacho, leve a manteiga a lume médio. Assim que derreter, adicione a farinha, mexendo sempre, por dois minutos. Retire do calor e junte metade do leite de uma só vez, misturando muito bem. Leve a lume forte e adicione o restante leite, mexendo até levantar fervura. Deixe cozinhar, por 10 minutos. Fora do lume, tempere com noz-moscada e sal. Reserve.

Entretanto, numa panela, leve ao lume a restante manteiga, até derreter. Acrescente a cebola, tempere com sal e deixe refogar por três minutos. Adicione o alho e mexa, por um minuto. Junte o bacalhau reservado, tempere com pimenta e envolva bem. Deixe cozinhar, por dois minutos. Assim que estiver pronto, retire do calor e incorpore um pouco de cebolinho picado e a raspa dos limões. Regue com 1 ½ chávenas (chá) do Bechamel e misture muito bem. Retifique os temperos. Transfira para uma tigela e reserve.
Entretanto, pré-aqueça o forno a 200º C.
Num recipiente de forno, com 25 por 35 cm, coloque 1 ½ chávenas (chá) do Bechamel que sobrou, preenchendo o fundo. Faça camadas alternadas com a massa para lasanha, o preparado de bacalhau, o queijo e o Bechamel.
Por fim, finalize a última camada de massa com o restante Bechamel e o queijo e leve ao forno, durante cerca de 30 minutos ou até gratinar.

RECEITAS EM VÍDEO TODAS AS QUINTAS-FEIRAS ÀS 10H

Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/FlavioFurtadoOficial


Related Posts

Esparguete nero com molho de tomate e mozarela: simples… e saboroso!

Esparguete nero com molho de tomate e mozarela: simples… e saboroso!

Já experimentou esta receita? É uma delícia! Fique com um esparguete nero com molho de tomate e mozarela! O que eu gosto de variar nas minhas receitas! Olhe só para o caso do esparguete! Eu gosto de fazer receitas tradicionais com esse ingrediente… mas, às […]

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.