Quem não sonha preparar batatas fritas saudáveis?
Não há como negar: as batatas fritas são um dos ingredientes mais deliciosos que existem. No entanto, é necessário saboreá-las com moderação. Só há motivos para isso: o alto teor de gordura é apenas um dos exemplos. Mas sabia que pode preparar batatas fritas de uma forma mais saudável e menos prejudicial?
Em primeiro lugar, fique a saber que quanto mais longa for a fritura, mais baixa for a temperatura e mais finas forem as batatas, mais gordura é absorvida.
Além disso, tem de escolher uma gordura com baixo teor em ácidos gordos saturados e polinsaturados, existente sobretudo nas gorduras de origem animal, que resista a temperaturas elevadas. Daí as melhores opções serem os óleos alimentares, de amendoim, de girassol, e o azeite, devido à resistência ao calor e ao baixo teor de ácidos gordos saturados.
Já agora, para continuar a cozinhar batatas fritas de forma mais saudável, escolha variedades de batatas novas, porque têm menos açúcar e são adequadas para fritar. Conserve-as acima dos 6º C, num local sem luz. Corte as batatas em palitos grossos e, antes de fritar, mergulhe-as, em água quente, para retirar os açúcares.
De seguida, seque-as bem e frite poucas batatas de cada vez, a temperaturas entre 170º C e 175º C e não as deixe demasiado tempo na fritadeira. Assim que estiverem douradas, estão prontas para serem servidas! Depois, envolva as batatas em papel absorvente, para retirar o óleo que estiver a mais.
Finalmente, remova resíduos e restos de batata carbonizados do óleo usado. E não se esqueça: quando este já estiver frio, guarde num local fresco e escuro.