Sabia que pode preparar batatas fritas mais saudáveis? Siga estas dicas!

Sabia que pode preparar batatas fritas mais saudáveis? Siga estas dicas!

Quem não sonha preparar batatas fritas saudáveis?

Não há como negar: as batatas fritas são um dos ingredientes mais deliciosos que existem. No entanto, é necessário saboreá-las com moderação. Só há motivos para isso: o alto teor de gordura é apenas um dos exemplos. Mas sabia que pode preparar batatas fritas de uma forma mais saudável e menos prejudicial?

Em primeiro lugar, fique a saber que quanto mais longa for a fritura, mais baixa for a temperatura e mais finas forem as batatas, mais gordura é absorvida.

Além disso, tem de escolher uma gordura com baixo teor em ácidos gordos saturados e polinsaturados, existente sobretudo nas gorduras de origem animal, que resista a temperaturas elevadas. Daí as melhores opções serem os óleos alimentares, de amendoim, de girassol, e o azeite, devido à resistência ao calor e ao baixo teor de ácidos gordos saturados.

Já agora, para continuar a cozinhar batatas fritas de forma mais saudável, escolha variedades de batatas novas, porque têm menos açúcar e são adequadas para fritar. Conserve-as acima dos 6º C, num local sem luz. Corte as batatas em palitos grossos e, antes de fritar, mergulhe-as, em água quente, para retirar os açúcares.

De seguida, seque-as bem e frite poucas batatas de cada vez, a temperaturas entre 170º C e 175º C e não as deixe demasiado tempo na fritadeira. Assim que estiverem douradas, estão prontas para serem servidas! Depois, envolva as batatas em papel absorvente, para retirar o óleo que estiver a mais.

Finalmente, remova resíduos e restos de batata carbonizados do óleo usado. E não se esqueça: quando este já estiver frio, guarde num local fresco e escuro.


Related Posts

Michel Teló adora batatas fritas: conheça esta receita!

Michel Teló adora batatas fritas: conheça esta receita!

O cantor não dispensa este pecado gastronómico: batatas fritas… Lá por alguns famosos serem estrelas planetárias, não quer dizer que não tenham um ou outro pecado gastronómico, tal e qual como nós! Por exemplo, o Michel Teló adora batatas fritas! Não, não são batatas-doces fritas! […]

Cameron Diaz é “viciada” em batatas fritas: conheça esta receita!

Cameron Diaz é “viciada” em batatas fritas: conheça esta receita!

A atriz não dispensa este pecado gastronómico: batatas fritas… Lá por alguns famosos serem estrelas planetárias, não quer dizer que não tenham um ou outro pecado gastronómico, tal e qual como nós! Por exemplo, a Cameron Diaz adora batatas fritas! Não, não são batatas-doces fritas! […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.