Apesar de ter respirado de alívio, quando recebi o resultado negativo do teste para a Covid-19, depois de todos os sintomas por que passei (inclusive, um quadro de pneumonia), a verdade é que acabei por não me restabelecer, após o fim da doença. Apresentei uma série de sintomas que até se podem tornar crónicos. Sim, mesmo após a infeção, e depois de deixarmos de correr o perigo de contagiar os outros, podemos ter uma doença que se pode tornar crónica.
Ou seja, foi-me diagnosticada uma síndrome pós-Covid e fui acompanhado por especialistas. Soube que o Hospital Lusíadas tinha consultas pós-Covid e foi aí que percebi que as manifestações que tinha se enquadravam nessa síndrome.
Posso contar-lhe que o acompanhamento pós-Covid é multidisciplinar, ou seja, somos avaliados por várias especialidades, de acordo com os sinais e os sintomas que apresentamos. Afinal, a síndrome pós-Covid pode atingir vários sistemas do nosso organismo.
Além disso, esta síndrome acontece em casos como o meu: após uma infeção aguda, causada pelo coronavírus. Em algumas situações, a síndrome pode aparecer até mesmo quando as manifestações da doença são ligeiras e não necessitaram de internamento hospitalar, ao contrário do que aconteceu comigo.