Filhoses do forno da ilha Terceira: um doce típico açoriano!

Filhoses do forno da ilha Terceira: um doce típico açoriano!

As filhoses do forno da ilha Terceira são um dos meus doces açorianos favoritos!

Longe da vista, perto do coração. É esta a minha relação com o arquipélago dos Açores, onde nasci, cresci e estou sempre pronto para regressar. Enfim, é mesmo a minha terra-mãe. Como não posso ir aos Açores tantas vezes como quero, tento matar as saudades pelo estômago. E não resisto em partilhar algumas receitas mesmo típicas, seja no Natal, seja agora no Carnaval. Há tanto por descobrir na gastronomia açoriana… Ora veja estas filhoses do forno da ilha Terceira!

Receita de filhoses do forno da ilha Terceira

Ingredientes (para a massa):

– 250 g de farinha
– 5 ovos grandes
– 1 chávena (cup) de leite
– Uma chávena (cup) de água
– 1 colher de sobremesa de fermento
– 1 pitada de sal
– Manteiga para untar as formas e farinha para as polvilhar

Preparação (para a massa):

Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 250 graus (o forno bem quente é o principal segredo para o sucesso desta receita).
Coloque os ovos numa tigela e, com a batedeira, bata-os até que cresçam bastante e que fiquem espumosos. Junte então a farinha, aos poucos de cada vez, misturando bem, com uma colher de pau.
Assim que estiver pronto, adicione o fermento e o sal e continue a bater. Junte o leite e a água e misture bem. Caso a mistura não esteja homogénea, bata com a batedeira.

Entretanto, unte bem as formas de alumínio com a manteiga e polvilhe com farinha. Encha as formas com a massa (até 3/4). Coloque as forminhas num tabuleiro e leve-as a cozer até ficarem grandes e douradas (20 a 30 minutos). As filhós ficam altas e ocas por dentro, para serem recheadas.
Retire do forno. Caso não tenham cabido todas na primeira fornada, volte a repetir o procedimento para as restantes formas (consegui cozer de uma só vez).
Por fim, deixe-as arrefecer e prepare o recheio.

Ingredientes (para o recheio):

– 1 chávena de leite
– Uma chávena de açúcar (usei amarelo)
– 1 ovo
– 1 colher de sopa de custard powder (ou maizena)
– Uma colher de sopa de manteiga
– Cascas de limão a gosto

Preparação (para o recheio):

Em primeiro lugar, coloque num tacho o custard powder e desfaça-o com um bocadinho de leite. Misture bem, adicione o ovo, o açúcar, a casca de limão e misture. Junte o restante leite.

Entretanto, ligue o fogão e mexa sempre, em lume brando, até obter uma papa cremosa. Assim que estiver pronto, deixe arrefecer e retire as cascas de limão.

Por fim, com uma tesoura, dê um corte em cada filhós e, com a ajuda de uma colher de chá, ou de um saco de pasteleiro, introduza uma porção do recheio em cada uma.

Conheça mais outra receita boa para o Entrudo! Divirta-se e tenha um bom Carnaval!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.