Filhoses do forno da ilha Terceira: um doce típico açoriano!

Filhoses do forno da ilha Terceira: um doce típico açoriano!

As filhoses do forno da ilha Terceira são um dos meus doces açorianos favoritos!

Longe da vista, perto do coração. É esta a minha relação com o arquipélago dos Açores, onde nasci, cresci e estou sempre pronto para regressar. Enfim, é mesmo a minha terra-mãe. Como não posso ir aos Açores tantas vezes como quero, tento matar as saudades pelo estômago. E não resisto em partilhar algumas receitas mesmo típicas, seja no Natal, seja agora no Carnaval. Há tanto por descobrir na gastronomia açoriana… Ora veja estas filhoses do forno da ilha Terceira!

Receita de filhoses do forno da ilha Terceira

Ingredientes (para a massa):

– 250 g de farinha
– 5 ovos grandes
– 1 chávena (cup) de leite
– Uma chávena (cup) de água
– 1 colher de sobremesa de fermento
– 1 pitada de sal
– Manteiga para untar as formas e farinha para as polvilhar

Preparação (para a massa):

Em primeiro lugar, pré-aqueça o forno a 250 graus (o forno bem quente é o principal segredo para o sucesso desta receita).
Coloque os ovos numa tigela e, com a batedeira, bata-os até que cresçam bastante e que fiquem espumosos. Junte então a farinha, aos poucos de cada vez, misturando bem, com uma colher de pau.
Assim que estiver pronto, adicione o fermento e o sal e continue a bater. Junte o leite e a água e misture bem. Caso a mistura não esteja homogénea, bata com a batedeira.

Entretanto, unte bem as formas de alumínio com a manteiga e polvilhe com farinha. Encha as formas com a massa (até 3/4). Coloque as forminhas num tabuleiro e leve-as a cozer até ficarem grandes e douradas (20 a 30 minutos). As filhós ficam altas e ocas por dentro, para serem recheadas.
Retire do forno. Caso não tenham cabido todas na primeira fornada, volte a repetir o procedimento para as restantes formas (consegui cozer de uma só vez).
Por fim, deixe-as arrefecer e prepare o recheio.

Ingredientes (para o recheio):

– 1 chávena de leite
– Uma chávena de açúcar (usei amarelo)
– 1 ovo
– 1 colher de sopa de custard powder (ou maizena)
– Uma colher de sopa de manteiga
– Cascas de limão a gosto

Preparação (para o recheio):

Em primeiro lugar, coloque num tacho o custard powder e desfaça-o com um bocadinho de leite. Misture bem, adicione o ovo, o açúcar, a casca de limão e misture. Junte o restante leite.

Entretanto, ligue o fogão e mexa sempre, em lume brando, até obter uma papa cremosa. Assim que estiver pronto, deixe arrefecer e retire as cascas de limão.

Por fim, com uma tesoura, dê um corte em cada filhós e, com a ajuda de uma colher de chá, ou de um saco de pasteleiro, introduza uma porção do recheio em cada uma.

Conheça mais outra receita boa para o Entrudo! Divirta-se e tenha um bom Carnaval!

(Visto 3.421 vezes)

Artigos Relacionados

Bolo de chocolate sem farinha e sem glúten!

Bolo de chocolate sem farinha e sem glúten!

Caia na tentação sem sentimentos de culpa com este bolo de chocolate sem farinha e sem glúten! Quando me perguntam aquilo que mais me atrai em cozinhar, nunca sei o que hei de responder em primeiro lugar. Mas sem dúvida que a criatividade é um […]

Bolo de chocolate sem ovos: uma delícia para o Dia dos Namorados!

Bolo de chocolate sem ovos: uma delícia para o Dia dos Namorados!

A sua cara-metade não pode comer ovos? Torne este Dia dos Namorados deliciosamente especial! Faça um bolo de chocolate… sem ovos! Diz a sabedoria popular que sem ovos não se fazem omeletes. E com toda a razão! Mas a verdade é que se existem receitas […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *