Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Depois de ter publicado aqui a receita das Filhoses do Forno tradicionais da minha terra, a ilha Terceira, recebi algumas mensagens a pedir que partilhasse mais alguns pratos da gastronomia açoriana. Por essa razão, e porque gosto de responder às vossas solicitações, desta vez dou-vos a minha receita preferida: Alcatra à moda da ilha Terceira. Este prato é o ex-libris da culinária terceirense e deve ser acompanhado com arroz branco ou batata cozida.

Há quem acompanhe a Alcatra com Massa Sovada, um pão doce típico da nossa ilha.

 

Ingredientes

1/2 l de vinho tinto

3 Kg de carne com osso

200 gr de toucinho fumado

4 cebolas grandes

1 colher de sopa de banha de porco

1 colher de sopa de manteiga com sal

Pimenta da Jamaica (+/- 10)

Sal q.b.

 

Preparação

A carne é cortada aos bocados (tipo quadrados), assim como as cebolas são picadas e o toucinho cortado aos cubinhos pequenos.

É obrigatório utilizar o ‘alguidar de barro’, mas se não tem pode utilizar um tacho que possa ir ao forno bem untado com a banha.

No fundo coloque a restante banha, o toucinho, uma camada de carne, a manteiga e uma camada de cebola, o sal, Pimenta da Jamaica e outra camada de carne acabando com uma camada de cebola.

No fim rega-se com o vinho, sem deixar cobrir o tacho todo.

Vai a cozer no forno em lume brando durante mais ou menos 3horas.

 

 


Related Posts

Receita de bifes de atum, pronta em 10 minutos

Receita de bifes de atum, pronta em 10 minutos

É só grelhar e fazer o molho, não tem nada que saber. Esta é uma receita de bifes de atum deliciosa! Na nossa cultura não é muito habitual comer e cozinhar bifes de atum. Diga-se de passagem, que é um peixe que olhamos para o […]

Rosbife à inglesa

Rosbife à inglesa

Rosbife à inglesa: eis uma ótima sugestão para um jantar memorável! Com esta receita, lá fui eu dar mais uma volta a Inglaterra… sem ter saído da minha cozinha! E não, desta vez não preparei nem doces, nem um chá. Preparei mesmo um rosbife à […]