Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Depois de ter publicado aqui a receita das Filhoses do Forno tradicionais da minha terra, a ilha Terceira, recebi algumas mensagens a pedir que partilhasse mais alguns pratos da gastronomia açoriana. Por essa razão, e porque gosto de responder às vossas solicitações, desta vez dou-vos a minha receita preferida: Alcatra à moda da ilha Terceira. Este prato é o ex-libris da culinária terceirense e deve ser acompanhado com arroz branco ou batata cozida.

Há quem acompanhe a Alcatra com Massa Sovada, um pão doce típico da nossa ilha.

 

Ingredientes

1/2 l de vinho tinto

3 Kg de carne com osso

200 gr de toucinho fumado

4 cebolas grandes

1 colher de sopa de banha de porco

1 colher de sopa de manteiga com sal

Pimenta da Jamaica (+/- 10)

Sal q.b.

 

Preparação

A carne é cortada aos bocados (tipo quadrados), assim como as cebolas são picadas e o toucinho cortado aos cubinhos pequenos.

É obrigatório utilizar o ‘alguidar de barro’, mas se não tem pode utilizar um tacho que possa ir ao forno bem untado com a banha.

No fundo coloque a restante banha, o toucinho, uma camada de carne, a manteiga e uma camada de cebola, o sal, Pimenta da Jamaica e outra camada de carne acabando com uma camada de cebola.

No fim rega-se com o vinho, sem deixar cobrir o tacho todo.

Vai a cozer no forno em lume brando durante mais ou menos 3horas.

 

 


Related Posts

Receita de strogonoff de porco

Receita de strogonoff de porco

Esta receita de strogonoff de porco vai passar a ser uma das suas preferidas para os jantares de Natal! Cada um é que sabe dos seus jantares de Natal. Há aqueles que preferem as refeições em que as portas estão abertas à tradição. A mesa […]

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Rolo de carne com cenoura: uma delícia de Natal… que também vai querer provar nos outros meses! Mais do que servirem de acompanhamento, os legumes e as verduras podem rechear os rolos de carne e render pratos com um sabor… inigualável! Já uma vez provei […]