Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Receita de Alcatra à moda da minha ilha Terceira

Depois de ter publicado aqui a receita das Filhoses do Forno tradicionais da minha terra, a ilha Terceira, recebi algumas mensagens a pedir que partilhasse mais alguns pratos da gastronomia açoriana. Por essa razão, e porque gosto de responder às vossas solicitações, desta vez dou-vos a minha receita preferida: Alcatra à moda da ilha Terceira. Este prato é o ex-libris da culinária terceirense e deve ser acompanhado com arroz branco ou batata cozida.

Há quem acompanhe a Alcatra com Massa Sovada, um pão doce típico da nossa ilha.

 

Ingredientes

1/2 l de vinho tinto

3 Kg de carne com osso

200 gr de toucinho fumado

4 cebolas grandes

1 colher de sopa de banha de porco

1 colher de sopa de manteiga com sal

Pimenta da Jamaica (+/- 10)

Sal q.b.

 

Preparação

A carne é cortada aos bocados (tipo quadrados), assim como as cebolas são picadas e o toucinho cortado aos cubinhos pequenos.

É obrigatório utilizar o ‘alguidar de barro’, mas se não tem pode utilizar um tacho que possa ir ao forno bem untado com a banha.

No fundo coloque a restante banha, o toucinho, uma camada de carne, a manteiga e uma camada de cebola, o sal, Pimenta da Jamaica e outra camada de carne acabando com uma camada de cebola.

No fim rega-se com o vinho, sem deixar cobrir o tacho todo.

Vai a cozer no forno em lume brando durante mais ou menos 3horas.

 

 

(Visited 8.657 times, 1 visits today)

Related Posts

Gisele Bundchen adora churrasco: fique com esta receita de frango com mel e mostarda!

Gisele Bundchen adora churrasco: fique com esta receita de frango com mel e mostarda!

Preparei uma receita de frango no churrasco com mel e mostarda… O resultado? É deliciosamente maravilhoso! Casar os sabores mais diferentes num único prato. Ora aí está uma experiência gastronómica que tanto gosto de pôr em prática! E, se juntar a isso, uma refeição ao […]

Receita de fried chicken

Receita de fried chicken

Esta receita de fried chicken é a maravilha das maravilhas! Ainda estamos longe do final de semana, mas sugiro-lhe já um programa irrecusável para os dias de descanso: que tal reunir os amigos à volta de uma mesa, num espaço ao ar livre, e surpreendê-los […]