Quem ainda cumpre a tradição do pão por Deus?

Quem ainda cumpre a tradição do pão por Deus?

O pão por Deus é uma tradição ainda bastante popular… Costuma segui-la?

Nós já sabemos todos que o pão é um alimento de excelência. Toda a gente o prova e este ingrediente é o protagonista de todo o tipo de receitas, desde as refeições principais até aos lanches! E não só: o pão também é a estrela principal de uma das tradições mais bonitas que temos no nosso país: o pão por Deus!

De facto, em vários lugares do nosso país, a 1 de novembro, que está quase a chegar, existe esta tradição. Coincidindo com o feriado do dia de todos os santos, esta é uma tradição com imensa história interessante para contar…

Para os mais desatentos, o pão por Deus é uma espécie de peditório feito pelas crianças e que está associado ao hábito antigo de oferecer pão, bolos, vinho e outros alimentos às pessoas que já tinham morrido.

Daí que a ideia seja os mais pequenos seguirem em grupos – com poucos elementos -, pedindo o pão, de porta em porta, e até há lugares onde se declamam uns poemas e cantam-se umas músicas sobre este dia!

Infelizmente, devido aos motivos que todos conhecemos, este ano, a tradição não poderá ser seguida… Mas, certamente, haverá muitas mais oportunidades para pedir pão por Deus!

Sem dúvida que este é um dia inesquecível! E os pequeninos que seguem esta tradição, com sorte, ainda recebem uns doces do Halloween para juntar ao pão e aos bolinhos deste dia!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.