É bastante provável que esteja a cozinhar mal brócolos… É assim que tem de fazer!
“De que vegetais é que gosta mais?”. Sempre que me fazem esta pergunta, demoro algum tempo a responder! Sendo fã de uma alimentação mais saudável, os vegetais têm presença obrigatória nas minhas refeições. É o caso da abóbora ou da rúcula. Mas os brócolos… Os brócolos são mesmo um dos meus vegetais favoritos!
É que só há vantagens associadas aos brócolos: fazem bem (contando com muitos nutrientes, como vitaminas A e C, potássio, cálcio, magnésio…), sabem ainda melhor e podem fazer parte dos mais diferentes pratos, seja carne, seja peixe!
Para aproveitar todos os nutrientes dos brócolos – e de outros vegetais -, tem de saber como cozinhá-los corretamente! Para isso, só tem de seguir algumas dicas muito, muito simples!
5 regras para cozinhar (muito) bem brócolos e outros vegetais
1. Cobrir com a quantidade mínima de água;
2. Nunca deitar fora a água da cozedura: afinal, ela conta com muitos nutrientes que só nos fazem bem! Sempre pode usá-la para preparar uma rica sopa ou um molho saboroso!
3. Aquecer a água antes de pôr os vegetais. É só pensar um pouco: quanto menos tempo os ingredientes estiverem na água, menos nutrientes acabamos por perder.
4. Enquanto os brócolos estiverem a cozinhar, nunca se esqueça de tapar a panela muito bem! Assim, de certeza que consegue preservar as vitaminas destes ingredientes.
5. Outra forma para não perder essas vitaminas é seguindo uma técnica, a cozedura passiva, igualmente útil para que os ingredientes nunca se queimem ou fiquem colados no fundo da panela. E é tudo muito simples: só precisa de pôr a água a ferver, desligar o lume, colocar os alimentos, tapar a panela e esperar o tempo que for preciso até que os ingredientes fiquem cozidos.