Feijoada de choco

Feijoada de choco

O que diz desta receita de feijoada de choco? Não lhe parece nada mal, pois não?

Há pratos que são assim. Uma autêntica unanimidade, independentemente das versões que nos colocam à mesa. Afinal, como é que é possível não aprovar – e com distinção – tanto uma feijoada de camarão e vegetais, como uma feijoada à brasileira ou uma feijoada de marisco? E o mesmo acontece com esta receita de feijoada de choco! É daqueles petiscos que podem – e devem! – ser repetidos vezes e vezes sem conta!

Receita de feijoada de choco
Ingredientes:


– 2 cebolas 
– 3 dentes de alho 
– 3 tomates pelados 
– 1 linguiça
– 200 gr de chocos limpos 
– 1 lata de feijão branco cozido
– 2 dl vinho branco 
– 1 malagueta piri-piri 
– 1 folha de louro 
– Salsa picada q.b. 
– Sal q.b. 
– Azeite q.b. 

Preparação:

Ponha um tacho ao lume e cubra o fundo, recorrendo a azeite. Pique as cebolas e coloque a refogar. Assim que as cebolas estiverem douradas, adicione os dentes de alho picados, os tomates pelados picados de forma grosseira, a linguiça fatiada às rodelas, o piri-piri a gosto, o louro e uma pitada de sal.
Ao mesmo tempo em que o refogado se encontra a apurar, fatie os chocos limpos em tiras. Acrescente vinho branco ao tacho, deixe que o álcool evapore, acrescente os chocos e deixe que fique a cozinhar ao longo de 20 minutos, destapando o tacho nos últimos 5 minutos.
Deite no tacho o feijão cozido, misture e deixe que fique a levantar fervura.
Finalize, recorrendo a salsa fresca picada.

Já que falamos de chocos, o que me diz de um petisco tipicamente algarvio? E temperado com um molho de tomate caseiro… então, é que fica mesmo irresistível!


Related Posts

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Bem apetitosa! Assim é esta receita de gaspacho! Se há coisa com a qual eu concordo é que as receitas se devem adaptar às estações. Por exemplo, durante o inverno, as sopas quentes são uma das minhas entradas favoritas para preparar e partilhar com aqueles […]