Polvo salteado com ervas aromáticas

Polvo salteado com ervas aromáticas

Esta receita de polvo salteado é maravilhosa, deliciosa, viciante… Está ou não está convencido?

Para mim, é indiferente: pode vir cozido, guisado, grelhado, com arrozem saladas… O polvo é sempre um ingrediente bem-vindo à minha mesa! E não pense que é só por eu ser um guloso e adorar o sabor do polvo: a verdade é que este alimento está carregado de nutrientes que só nos trazem é coisas boas para a saúde, como o ferro, proteína e vitaminas B. Ou seja, motivos mais do que suficientes para juntar um polvo salteado a umas ervas aromáticas… e usufruir de uma bela refeição!

Receita de polvo salteado com ervas aromáticas
Ingredientes:

– 1 polvo com aprox. 2 kg
– 200 g de cebolas pequenas
– 2 dentes de alho
– 1 dl de azeite
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 30 g de tomilho
– 30 g de alecrim
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Arranje e coza o polvo na panela de pressão com um bocado de água e deixe aquecer ao longo de meia hora, aproximadamente, ou até ficar macio. Liberte o vapor, escorra o polvo, deixe que arrefeça.
Tire a casca das cebolas e dos alhos, fatie as cebolas em quartos e lamine os alhos. Coloque uma frigideira ao lume com o azeite e a manteiga, adicione o alho e deixe que refogue um bocado para que o alho liberte os aromas. Junte a cebola e deixe que cozinhe ao longo de 5 minutos, em lume brando e mexendo frequentemente.
Acrescente o polvo, envolva e deixe saltear ao longo de uns minutos. Polvilhe com o alecrim e o tomilho picados, deixe que salteie mais um bocado, tempere, recorrendo a sal e a pimenta, tire do lume e sirva com a guarnição que quiser.

Verão sem pratos que vêm do mar não é o mesmo. Concorda comigo? Então, em dia de aniversário, sou eu quem lhe dou este presente: um bacalhau à Brás, com uma inovação… saudável!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Polvo à minha moda: esta é a receita por que tanto procurava!

Polvo à minha moda: esta é a receita por que tanto procurava!

Experimente seguir esta receita de polvo à minha moda e partilhe com aqueles de quem mais gosta! Como estou cada vez mais fã de uma alimentação saudável, tenho feito imensas receitas deliciosas com ingredientes que vêm do mar! É verdade, meus amigos: esse tipo de […]