Receita típica de cachupa

Receita típica de cachupa

Comece já a preparar esta receita tradicional de cachupa! É imperdível!

Como cozinheiro curioso que assumo ser, adoro experimentar sabores dos quatros cantos do mundo. Sim, a gastronomia portuguesa é rica e absolutamente deliciosa, mas, por vezes, gosto de “viajar” sem sair da cozinha… ou da mesa! Seja para provar sabores orientais, seja para provar pratos mais quentes, oriundos diretamente de África! Aliás, falando nisso, eis um belíssimo exemplo: esta receita de cachupa!

Receita de cachupa
Ingredientes (para as carnes):

– 1/2 quilo de carne de porco
– 1/2 quilo de carne de vaca
– 1 peito de frango
– 2 chouriços
– 1 pé de porco
– 5 entremeadas

Ingredientes (para legumes, verduras e temperos):

– 200gr feijão branco seco
– 2 quilos de milho seco
– 1 lata pequena de feijão frade
– 1 lata pequena de feijão vermelho
– 1 copo de ervilhas
– 2 cebolas
– 5 dentes de alho
– Louro a gosto
– Azeite a gosto
– Molho piri piri
– 1 caldo de galinha
– 3 tomates frescos
– Sal, pimenta branca, pimentão doce a gosto
– 1 couve lombardo
– 4 cenouras
– 1 mandioca

Preparação: 

Numa panela, ponha o azeite, o louro, o alho e a cebola. Refogue. Acrescente o colorau em pó e mexa até que tudo fique bem distribuído. Junte a água quente para cozer os feijões secos e o milho, sem sal. Durante a cozedura, adicione água quente sempre que for preciso. Repita tudo até que os feijões secos e o milho fiquem bem cozidos. Reserve e nunca se esqueça de não escorrer, porque a água do cozimento do milho vai ser necessária.
Tempere os cortes de carne com sal, pimenta branca, colorau e molho picante. Caso seja possível, deixe a marinar ao longo de algumas horas. Acrescente azeite numa panela grande. Refogue a cebola, as folhas de louro, o caldo de galinha e o alho picado.
Acrescente os tomates e as carnes marinadas. Frite até confirmar que já há cor. Corrija o tempero e deixe que coza com a panela tapada. Acrescente o chouriço em rodelas, logo depois as latas de feijão frade e feijão encarnado. Deixe que coza com a panela tapada em lume médio. Vá sempre mexendo uma vez ou outra para que nunca fique agarrado à panela. Sempre que for possível, corrija os temperos.
Coza as cenouras em rodelas, a mandioca fatiada, as ervilhas e a couve lombardo numa panela com água salgada, durante, aproximadamente, um quarto de hora. Acrescente à panela das carnes, com a água da cozedura. Acrescente os feijões secos e o milho.
Deixe que apure e corrija os temperos.


Related Posts

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Bem apetitosa! Assim é esta receita de gaspacho! Se há coisa com a qual eu concordo é que as receitas se devem adaptar às estações. Por exemplo, durante o inverno, as sopas quentes são uma das minhas entradas favoritas para preparar e partilhar com aqueles […]