Eu sigo estas 5 dicas para fazer um bolo perfeito!

Eu sigo estas 5 dicas para fazer um bolo perfeito!

Falo por experiência própria: estes 5 truques são muito importantes para prepararmos um bolo perfeito!

Podem encantar-nos com as versões mais diferentes: desde umas mais tropicais até outras em que o chocolate é rei! Até nos conseguem surpreender com as mais diversas combinações – algumas que nem nos passariam pela cabeça, verdade? Mas para fazer bolos – ou melhor, o bolo perfeito – há algumas regras em comum que temos sempre de seguir, sem que interesse o tipo de prato que estejamos a preparar.

5 passos infalíveis para fazer o bolo perfeito

1. Saber qual é a temperatura perfeita

A melhor temperatura costuma ser 180º, mas é preciso ter alguns aspetos em conta: por exemplo, sempre que a massa for mais pesada, menor deve ser a temperatura do forno. Assim, conseguimos o bolo ideal: bem cozido por dentro e nunca queimado por fora.

2. Separar os ingredientes 1 hora antes da preparação

Desta maneira, os alimentos à temperatura ambiente vão fazer com que o bolo fique muito mais saboroso.

3. Deixar o fermento sempre para último

Atenção: nunca devemos pôr o fermento em pó numa liquidificadora. Se o fermento ficar muito batido, acaba por perder o efeito… e o que acontece? Pois, o bolo não cresce! E nós não queremos isso, pois não?

Então, o melhor a fazer é colocar o fermento por último, antes de o bolo ir ao forno. O ingrediente deve estar em temperatura ambiente.

4. Não abrir o forno antes dos 20 minutos!

Após pôr o bolo no forno, nunca abra antes dos 20 minutos. Afinal, cada vez que o forno é aberto, o ar quente sai e o bolo pode ficar todo mole. Quanto menos abrir o forno, melhor será o resultado final.

5. A importância de o bolo arrefecer

Sim, o melhor é esperar que o bolo diminua a sua temperatura. Só depois é que pode retirá-lo da forma: caso contrário, há o risco de o bolo ficar aos bocados.


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]