Bolo de chocolate húmido: é fofo… e muito delicioso!

Bolo de chocolate húmido: é fofo… e muito delicioso!

Finalmente, apresento-lhe a minha receita de bolo de chocolate húmido! Que tentação…

A verdade tem de ser dita: o chocolate é um dos melhores ingredientes com o qual podemos fazer as combinações mais deliciosas! Dá-se bem com frutos, com outros doces e até com sabores um pouco mais picantes… Mas, por vezes, dá mesmo vontade de ter o chocolate como estrela principal de uma sobremesa fantástica, como um bolo de chocolte húmido! Apresento-lhe a minha receita favorita!

Receita de bolo de chocolate húmido
Ingredientes (para a massa):

– 5 ovos
– 200gr de chocolate negro, com mais de 50% de cacau
– 200gr de manteiga
– 150gr de açúcar
– 50gr de farinha Maizena
– Uma pitada de sal

Ingredientes (para a cobertura):

– 200gr de chocolate de cozinha
– 50gr de natas
– 50gr de manteiga

Preparação:

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria (ponha numa tigela o chocolate e a manteiga e depois coloque essa tigela dentro de outra maior com água lá dentro – assim, tem um calor mais suave para que o chocolate derreta).
Mexa os ovos com o açúcar e o sal até ficar com um preparado suave. Depois, misture o chocolate derretido até que o preparado fique suave novamente.
Acrescente a farinha e mexa mais uma vez até que o creme fique com um aspeto todo por igual.
Pré-aqueça o forno a 180ºC e comece a untar uma forma com a ajuda de manteiga. Não se esqueça ainda de forrar a forma com papel anti-aderente para ir ao forno.
Coloque no forno ao longo de uns 20 minutos até o bolo ficar praticamente cozido.
Tire do forno e deixe que arrefeça completamente na forma. Tire o bolo da forma.
Para a cobertura, aqueça as natas, até estas ferverem. Triture o chocolate e verta as natas a escaldar em cima do chocolate. Mexa com cuidado até que o chocolate derreta totalmente.
Acrescente a manteiga e mexa bem até que o creme fique suave e brilhante. Verta a cobertura de chocolate sobre o bolo frio. Deite no centro e, através de uma espátula, espalhe para cobrir toda a parte de cima do bolo. Sirva esta delícia!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]