Borrego com laranja

Borrego com laranja

Um prato de borrego com laranja vai sempre bem, não concorda comigo?

Não, não e não! Chega de pensar que a laranja apenas serve para dar um tempero e uma cor especiais a uma salada fresca – que eu adoro provar quando os dias começam a ficar mais quentes. Chega de pensar que a laranja somente serve para render uma ou outra sobremesa de cinco estrelas. A laranja também pode ser uma das protagonistas de um prato principal de devorar… e querer mais! Não sou eu quem o diz: é esta receita de borrego com laranja!

Receita de borrego com laranja
Ingredientes:

– 1 perna de borrego
– 3 laranjas
– 2 limões
– 1 cebola grande
– Azeite q.b.
– 2 dentes de alho
– 1 c. sopa de massa de pimentão
– Sal
– 300 ml vinho branco
– 200 ml água
– 1 c. sopa de margarina
– 2 folhas de louro

Preparação:

No dia anterior, ponha o borrego num tabuleiro e tempere com o vinho. Numa tigela, junte e mexa 2 alhos esmagados e a massa de pimentão. Mexa bem. Barre a carne com esta mistura. Esprema 2 laranjas e 1 limão. Tempere a carne com este sumo. Fatie a outra laranja e o limão em rodelas. Espalhe no tabuleiro. Tape com película aderente e deixe que tome gosto no frigorífico de um dia para o outro.
No próprio dia tempere a carne com a ajuda do sal. Acrescente as folhas de louro em bocados, a cebola fatiada em rodelas e regue com um fio de azeite. Espalhe por cima a margarina aos bocados e adicione a água ao tabuleiro.
Coloque a carne no forno a 220º C ao longo de meia hora. Tire as fatias de laranja e de limão. Se for preciso, adicione mais água para fazer o molho. Aumente o lume para 250 º C e deixe que acabe de assar e alourar ao longo de mais 1 hora ou 1h 15.
Fique atento à carne para que o molho não seque. Caso seja preciso, junte mais água. Após esse período, espete a carne: caso não saiam sucos, a carne encontra-se assada e deve estar igualmente bem alourada por fora.
Desligue o forno. Tire a carne e fatie-a. Coe o molho por um passador. Sirva a carne com o molho, batata frita e porque não um ou outro pedaço de laranja?


Related Posts

Receita de strogonoff de porco

Receita de strogonoff de porco

Esta receita de strogonoff de porco vai passar a ser uma das suas preferidas para os jantares de Natal! Cada um é que sabe dos seus jantares de Natal. Há aqueles que preferem as refeições em que as portas estão abertas à tradição. A mesa […]

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Já pensou em cozinhar um rolo de carne para a Consoada?

Rolo de carne com cenoura: uma delícia de Natal… que também vai querer provar nos outros meses! Mais do que servirem de acompanhamento, os legumes e as verduras podem rechear os rolos de carne e render pratos com um sabor… inigualável! Já uma vez provei […]