Senti amor à primeira vista por este bolo de chocolate com laranja!

Senti amor à primeira vista por este bolo de chocolate com laranja!

Como é tão bom este bolo de chocolate com laranja!

Amor à primeira vista. É muito raro sentir isto por algum prato, mesmo por aqueles que são mais elaborados. No entanto, tenho de confessar que fiquei imediatamente atraído por este bolo de chocolate com laranja assim que olhei para ele pela primeira vez!

E a impressão só melhorou quando o provei: além de ser uma diferente combinação de sabores (e o que eu adoro pratos que fujam da “mesmice”!), a mistura de chocolate com laranja é mesmo uma delícia! Siga a receita!

Receita de bolo de chocolate com laranja
Ingredientes para a massa:

– 3 ovos
– 1 ½ chávena de chá de açúcar
– ½ chávena de chá de manteiga
– 1 colher de chá de sal
– ½ chávena de chá de chocolate em pó
– 2 chávena de chá de farinha de trigo
– ½ chávena de chá de leite
– 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes para o recheio e para a cobertura:

– 300g de chocolate negro
– 1 embalagem de natas para bater (300g)
– 2 chávenas de chá de sumo de laranja
– 200g de raspas de chocolate branco para decorar
– Cereja com cabo para decorar

Preparação da massa:

Numa batedeira, bata as claras em castelo e reserve. Numa outra taça, coloque os ovos, o açúcar e a manteiga. Bata bem, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Em seguida, adicione o sal, o chocolate em pó e a farinha de trigo, intercalados pelo leite. Bata tudo até obter uma mistura homogénea. Junte o fermento em pó e misture delicadamente com as claras.
Disponha a massa numa forma redonda, com 25cm de diâmetro, previamente untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C, por cerca de 35 minutos.

Preparação do recheio e da cobertura:

Pique o chocolate negro. Aqueça as natas até quase ferver. Retire do lume, adicione o chocolate picado e misture bem. Reserve até ficar à temperatura ambiente.

Finalização:

Com o bolo já frio, desenforme-o e divida ao meio. Esprema a laranja até obter o sumo e regue cada metade da massa. Coloque metade do recheio numa das partes do bolo, cubra com a outra parte da massa e espalhe o restante da cobertura por cima do bolo. Se quiser, decore com as raspas de chocolate branco e a cereja.

Já agora, como prenda de final de ano, deixo-lhe esta receita que também junta chocolate e laranja, mas conta ainda com um (precioso) toque de canela. Aliás, as combinações entre laranja e chocolate são muitas… e boas!

(Visto 2.589 vezes)

Artigos Relacionados

Adoce um final de jantar com um bolo de chocolate e abóbora!

Adoce um final de jantar com um bolo de chocolate e abóbora!

Que rico casamento que é este bolo de chocolate e abóbora! Ando com um espírito casamenteiro, incluindo na alimentação. Deve ser por causa do Dia dos Namorado, que se assinalou recentemente… Mas veja lá se não concorda comigo: os doces não casam tão bem com […]

Bolo de chocolate sem ovos: uma delícia para o Dia dos Namorados!

Bolo de chocolate sem ovos: uma delícia para o Dia dos Namorados!

A sua cara-metade não pode comer ovos? Torne este Dia dos Namorados deliciosamente especial! Faça um bolo de chocolate… sem ovos! Diz a sabedoria popular que sem ovos não se fazem omeletes. E com toda a razão! Mas a verdade é que se existem receitas […]