Receita (muito) saudável de raviolis!

Receita (muito) saudável de raviolis!

Mamma mia! Fiz uns raviolis tão bons… E ainda por cima são saudáveis!

De Itália, só se pode esperar belíssimos pratos, não é verdade? Já morri de amores por esta lasanha, ressuscitei e provei uns raviolis de maçã e, agora, acho que vou de vez para o Paraíso com uns raviolis que, ainda por cima, são um exemplo de um prato muito saudável!

Receita de raviolis (muito) saudáveis
Ingredientes (molho):

– 1/4 de cebola cortada às rodelas
– 1 dentes de alho picado
– 1 colher de chá de azeite
– 1 lata de leite de coco
– 1 chávena com água
– 1/2 chávena com amendoins
– 2 colheres de sopa de levedura nutricional
– 1 colher de sopa de sumo de limão
– 1 colher de chá de amido de milho
– 1/2 colher de chá de sal

Preparação (molho):

Refogue a cebola e o alho no azeite até a cebola começar a ficar suave e clara. Retire do lume.
Numa liquidificadora, misture o leite de coco, a água, os amendoins, o amido de milho, o sumo de limão, o sal e a levedura. Mexa bem até obter um preparado suave.
Verta para uma caçarola com a cebola salteada e o alho. Vá mexendo através de um batedor de claras até que o creme comece a ferver. Deixe a mistura a aquecer entre 3-5 minutos.
Sirva quente sobre os raviolis.

Ingredientes (recheio):

– 2 1/2 chávenas de cogumelos picados finamente
– 1 chávena de cebola finamente picada
– 1 dente de alho picado
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de chá de sal
– 1/2 chávena de amendoins
– 1/2 chávena de água
– 1 colher de sopa de salsa fresca e picada

Preparação (recheio):

Salteie os cogumelos, a salsa, a cebola e o alho com azeite até tudo ficar tenro.
Numa liquidificadora, misture os amendoins, a água e o sal. Mexa bem até obter um preparado suave e cremoso, sem pedaços dos amendoins.
Junte esse preparado à mistura dos cogumelos. Cozinhe em lume médio-alto ao longo de uns 5 minutos.

Ingredientes (raviolis):

– 1 1/2 chávena de farinha de arroz
– 1 1/2 chávena de farinha sem glúten
– 1/2 colher de chá de sal
– 3/4 chávenas de água
– 2 colheres de chá de azeite

Preparação (raviolis):

Num recipiente médio, combine as farinhas e o sal até ficarem bem incorporados. Faça um pequeno buraco no centro.
Numa chávena pequena, misture 3 colheres de chá de água e 2 colheres de chá de azeite. Misture rapidamente com um garfo e verta imediatamente para o recipiente com a mistura de farinha.
Vá misturando com um garfo até que a massa fique demasiado grossa.
Com as mãos, amasse a mistura entre 5-8 minutos. Faça uma bola grande e cubra com um saco de plástico para evitar que seque. Reserve e deixe a descansar entre 8-10 minutos.
Divida a massa em 2 partes iguais. Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha, com um rolo próprio para massas, transforme cada metade numa peça retangular com 80 cm x 15 cm.
Com uma faca de cortar manteiga, corte suavemente a massa até fazer 24 quadrados, com, aproximadamente, 6 cm de cada lado.
Ponha o recheio: cerca de 2 colheres de chá no meio de cada quadrado de raviolis.
Tenha sempre um copo com água ao pé de si para molhar os dedos e humedecer as extremidades de cada ravioli.
Com cuidado, ponha a segunda tira de massa sobre a primeira e pressione suavemente à volta.
Corte cada ravioli com uma faca e use um garfo para fazer sulcos nas bordas.
Ponha os raviolis numa bandeja e coloque-os no frigorífico. Também pode cozinhá-los imediatamente, colocando-os na água a ferver com sal ao longo de 6-8 minutos.
Tire os raviolis da água com uma escumadeira e ponha num guardanapo de papel para ficar a drenar durante 2 minutos.
Decore com um pouco de salsa. Sirva. 

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