Algumas pessoas têm alergia ao desporto: saiba o que é!

Algumas pessoas têm alergia ao desporto: saiba o que é!

A alergia ao desporto é uma condição rara e tem solução!

Quando se aproxima o bom tempo, praticamente toda a gente só pensa em duas coisas: encontrar um destino de sonho para passar as férias (e nem precisa sair do país…) e arranjar uma boa estratégia para ficar com um corpo, igualmente de sonho, para a praia. Para o último caso, parece haver duas saídas obrigatórias: optar por uma alimentação saudável e fazer desporto… Mas a segunda solução pode não ser adequada a todas as pessoas. Não, não falo de quem tem preguiça ou nenhum jeito para a atividade física. Existem pessoas com alergia ao desporto. Já sabia desta?

A verdade é que há casos em que pode aparecer uma forte reação alérgica induzida pela prática de exercício físico. Isso acontece quando uma alergia específica, como a um alimento, se combina com o desporto. Trata-se de um problema raro, atingindo apenas 50 em cada 100 mil pessoas.

Ainda não se sabe porque é que isto acontece. No entanto, acredita-se que a atividade física eleva o fluxo do sangue, o que aumenta uma certa reação alérgica, ainda que ela não tenha aparecido antes.

Os sintomas são os mais variados: desde uma vermelhidão no rosto a fadiga, passando por comichão, problemas em respirar, sentir a garganta fechada, hipertensão…

Felizmente, aqueles que têm este problema podem fazer desporto à mesma. Só é preciso ter alguns cuidados, como tomar alguns medicamentos ou evitar ingredientes que possam iniciar uma crise alérgica. Para isso, não há nada como um aconselhamento médico.

E, assim, pode haver a prática de exercício físico, combinando com uma alimentação saudável, sem que interesse qual o desporto que se pratica: tanto pode ser num ginásio, entre quatro paredes, ou no exterior, em cima de uma bicicleta!

(Visto 326 vezes)

Artigos Relacionados

Como escolher um iogurte de qualidade? Tem de seguir estas dicas!

Como escolher um iogurte de qualidade? Tem de seguir estas dicas!

Com estes conselhos, não há dúvidas: vai sempre escolher o iogurte mais saudável! Seja para ser o protagonista de um lanche delicioso e saudável, seja para ser um ingrediente de um bolo irresistível, é sempre importante escolher bem o iogurte. Mas, perante tanta diversidade de […]

A sua pele agradece: quatro alimentos que lutam contra a celulite!

A sua pele agradece: quatro alimentos que lutam contra a celulite!

Atenção: estes alimentos, que combatem a celulite, sabem bem… e fazem maravilhas pela sua pele! Não há dúvidas: a alimentação é essencial para termos uma pele bonita. Aliados ao exercício físico, um regime alimentar saudável e a ingestão de água ajudam a evitar a acumulação […]